TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Ensaios: Técnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS-RECURSOS HUMANOS

Disciplina: Técnicas de Negociação

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Profa. Ma: Ma Karem Grubert Rojas

Nome: Edinelma da Silva RA: 413099

Nome: Josemax Coelho de Souza RA: 431296

Nome: Karla Mariana da Conceição Silva RA:420662

Nome: Luciana da Nazaré Monte Feio RA: 412625

Belém/Pa

2013

Roteiro de preparação para negociação salarial

Você estaria preparado para essa resposta?

Sim, estaria. Devemos sempre estar preparados tanto para o sim quanto para o não. A minha reação seria de tentar convencer, relatando as ações que realizei nos últimos tempos e que impactaram positivamente dentro da empresa, poderia também fazer um comparativo com os salários praticados no mercado. E mesmo assim não sendo possível este aumento, tentaria alguma outra vantagem como uma gratificação por tempo determinado.

- Qual seria sua reação?

R: Deixaria bem claro que fiquei desapontado e insatisfeito. Mas não vou perder o estímulo, poderia pensar em procurar um novo emprego.

- Como administraria a situação?

R: Mesmo insatisfeito, buscaria aumentar os meus resultados, em busca de um reconhecimento.

- Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?

R: Meus argumentos seriam minha dedicação à empresa, faria uma lista das ações que realizei e que impactaram positivamente junto à empresa, minha capacitação, faria um comparativo com salários da minha área de conhecimento.

• Relatar o máximo de ações que realizou nos últimos tempos que impactaram positivamente dentro da empresa;

• Buscar informações salariais do cargo no mercado, para que entendam suas expectativas e compare com a realidade aplicada a outros profissionais atuantes na mesma função;

• Fazer entender claramente a importância da sua função na estrutura organizacional da empresa;

• Conhecer a missão, os objetivos e as necessidades de crescimento da empresa, para que os argumentos estejam alinhados com os interesses da organização;

• Se o aumento do salário em si estiver difícil, estude outras formas de remuneração indireta – como bônus ou reembolso de algumas despesas, horário flexível – e até mesmo uma promoção num período de tempo determinado.

Miranda (2000: 18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.”

Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições (WANDERLEY, 1998: 21).

Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais (JUNQUEIRA, 1995: 12).

Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”.

"Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão".(Cohen, 1980).

"Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes".(Nierenberg, 1981).

"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido".(Paulo Ricardo Mariotini, 2010).

"Negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo." (Berlew, citado por Carvalhal, 2011)

"Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido".(Paulo Ricardo Mariotini, 2010)

INTRODUÇÃO

“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. (BERNABEU,2008).

Hoje a comunicação humana vive o seu auge, possibilitado pela evolução dos diversos veículos e mídias de comunicação. Assim, à medida que se agrega tecnologia e sua interação, aumentam as situações em que se faz necessário negociar alguma coisa.

Saber negociar neste ambiente global passa a ser uma característica essencial, uma vez que as mudanças organizacionais advindas da globalização modificam as estruturas, os processos e a cultura das organizações. A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros. Diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.

Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com