Unip
Exames: Unip. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: uniprs • 6/4/2014 • 3.420 Palavras (14 Páginas) • 694 Visualizações
UNIP Interativa
Cursos Superiores de Tecnologia
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
PIM I
Pólo:
2012
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior de Tecnologia – Gestão da Tecnologia da Informação
PIM I
Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016
Curso: Gestão da Tecnologia da Informação
Semestre: 1°
Pólo:
2012
RESUMO
O objetivo do trabalho é analisar a criação de um projeto de informação baseado em terminais de computadores, com a finalidade de auxiliar e informar turistas e atletas dos eventos de amplitude mundial que acontecerão nos próximos anos no Brasil. O projeto contempla os planos e esforços do Brasil em incluir a preocupação ambiental em grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, visando construções sustentáveis e soluções que agridam o mínimo possível o meio ambiente. Assim, este projeto também deverá ser fundamentado, buscando soluções para que as informações cheguem aos turistas e atletas de uma forma objetiva, satisfatória e ecologicamente correta.
Palavras-chave: Copa do Mundo, Olimpíadas, Terminais de computadores, Desenvolvimento ambiental.
ABSTRACT
The objective is to analyze the creation of a project-based information computer terminals, in order to assist and inform tourists and athletes of a worldwide event that will happen in the next year in Brazil. The project includes plans and Brazil's efforts to include environmental concerns in major events like World Cup and Olympics, aiming at sustainable buildings and solutions that harm the environment as little as possible. Thus, this project should also be based, seeking solutions to reach that information to tourists and athletes in an objective, satisfying and environmentally friendly.
Keywords: World Cup, Olympics, computer terminals, Environmental Development.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1. DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE 8
2. TI VERDE 12
2.1 IMAGEM DE TI VERDE 12
3. PROJETO DE TERMINAIS DE COMPUTADORES – TRAVEL BUDDY 14
4. ÍNDICE DE ACESSOS 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O Brasil vai receber os dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo da FIFA, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016. Diversos projetos estão em desenvolvimento para a construção das estruturas essenciais que receberão atletas e visitantes de todo o planeta.
O mundo incorpora cada dia mais a necessidade do desenvolvimento sustentável. E o Brasil, nestes eventos tão importantes, promete mostrar que está consciente e engajado no desenvolvimento sustentável do país e do mundo.
O trabalho a seguir mostra um pouco do plano criado para que o Brasil receba a Copa do Mundo e as Olimpíadas de forma sustentável, e também um projeto de terminais de computadores que trarão informações sobre os eventos tanto para turistas como também para atletas das delegações que irão povoar o país durante esses períodos que certamente entrarão para a história do Brasil.
O Plano defende construções sustentáveis para Copa da FIFA e Olimpíadas. Diversos projetos estão em desenvolvimento para a construção de alojamentos, estádios e demais estruturas essenciais para receber atletas e visitantes de todo o mundo.
Para incluir a preocupação ambiental nas construções da Copa e Olimpíadas, foi criado o plano copa verde. A iniciativa partiu de profissionais do ramo do green building (“construção verde”) engajados no ramo da construção sustentável. O projeto sugere que o Brasil diminua emissões de gases poluentes e o impacto ambiental nos próximos seis anos ao implantar medidas sustentáveis nas obras para os jogos.
Entre as propostas está a construção de “ecoarenas”, estádios com coleta seletiva de lixo e captação de água da chuva para irrigação do gramado e uso das instalações sanitárias.
A indústria do aço e da construção civil, assim como empresas especializadas em energias alternativas, deve aumentar sua produção com a chegada da Copa do mundo no Brasil, ressaltando a importância da sustentabilidade na realização das reformas nos estádios de futebol.
A FIFA estabeleceu os chamados green goals, uma série de metas ambientalmente eficientes que visam à redução do consumo de água e energia, o aumento da utilização dos transportes públicos, a eliminação de resíduos, além do uso de materiais sustentáveis nas obras dos estádios. Cerca de R$ 5 bilhões estão sendo investidos nos projetos da Copa de 2014, entre iniciativas públicas e privadas. A implantação de um projeto sustentável, no entanto, possui um orçamento em média 20% maior. De acordo com o professor do departamento de engenharia de construção civil, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Ferreira Cardoso, que também é membro do Conselho Brasileiro de Sustentabilidade, o retorno financeiro é vantajoso porque os gastos com manutenção são menores.
O plano Copa verde também prevê medidas de contenção e reversão do desmatamento, investimento em energias renováveis e redução das emissões relacionadas ao transporte aéreo. O uso de mão de obra local deve ser uma prioridade nos projetos da Copa e da Olimpíada para minimizar a necessidade da Olimpíada para minimizar a necessidade de investimento em infraestrutura, transporte desnecessário, e alojamento temporário.
Os doze estados que sediarão o evento (copa) também terão que desenvolver projetos que visem a sustentabilidade ambiental e econômica. O Brasil tem tudo pra mostrar ao mundo que está engajado na busca da sustentabilidade e pode fazer
...