Vocabulario Coorporativo
Ensaios: Vocabulario Coorporativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joseluis • 14/9/2013 • 4.733 Palavras (19 Páginas) • 469 Visualizações
vocabulário corporativo
O presidente da empresa em que você trabalha virou CEO? A reunião virou Brainstorm? Calma, você não é a única pessoa que ainda tem dúvidas sobre os neologismos do dicionário corporativo.
Considerando que eles estão cada dia mais presentes no mercado em geral, a Ricardo Xavier criou um glossário com os principais termos novos aplicados ao RH e ao mundo corporativo em geral.
Além de explicar metodologias, aqui são destacadas as principais expressões, traduções, cargos e siglas usadas no dia-a-dia dos executivos.
Aproveite para aprimorar seus conhecimentos e facilitar sua comunicação empresarial!
A
Absenteísmo: usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente, como problemas de saúde, etc.
Adhocracia ou Adocracia (ad hoc = aqui agora): sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidades e profissões diversas e complementares. Constitui opção à tradicional departamentalização.
Approach: abordagem.
ASAP: sigla de “As soon as possible” - o termo inglês quer dizer “O mais rápido/ breve possível”.
ASP - Application Service Provider (provedor de aplicação de serviços): termo conferido às empresas que tornam disponíveis serviços ou aplicações de informática com base na internet aos seus clientes, como a redução de custos para implantação de projetos.
Assessment Center: análise de comportamentos baseada na observação de profissionais ao realizarem determinadas atividades. Seu objetivo é obter uma visão mais precisa dos comportamentos dos profissionais avaliados em relação aos seus atuais ou futuros cargos. Pode, ainda, ser utilizado para o processo de Recrutamento e Seleção.
Avaliação 360 graus: método que avalia o desempenho dos colaboradores, envolvendo todas as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação. Isso possibilita a visão sob diferentes ângulos (visão dos superiores, pares, subordinados, clientes e fornecedores).
Avaliação 180 graus: modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe.
B
Benchmarking (marcos referenciais): processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas, buscando as melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo que uma empresa examina como a outra realiza uma função específica a fim de melhorar e realizar a mesma ou uma função semelhante.
Behaviorismo: conjunto de teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento e a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Geralmente é definido por meio das unidades analíticas: respostas e estímulos.Bônus:premiação extra concedida aos funcionários.
BPF: sigla de Boas Práticas de Fabricação.
Branding: construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa.
Brainstorming: mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo no menor tempo possível, ou seja, trocar idéias.
Break-even point (ponto de equilíbrio): nível de produção ou de volume de vendas em que o empreendimento ou negócio se equilibram.
Breakthrough: avanço em determinada área.
Briefing: todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação.
Broad band: banda larga.
BSC - Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho): seu objetivo é medir os fatores intangíveis que possibilitam o sucesso interno dos processos e pessoas, tecnologia e inovação. Sua implantação se divide em três partes: definição clara das estratégias da empresa e alinhamento da organização com os objetivos propostos internos ineficazes e definição de indicadores quantificáveis com controle sistemático.
BTB ou B2B (Business to Business): nome dado ao comércio eletrônico associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços por meio da Internet ou mediante a utilização de redes privadas partilhadas entre parceiros de negócios, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais.
BTC ou B2C (Business to Consumer ou Business to Costumer): comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, por intermédio do comércio eletrônico, Internet.
B2E (Business to Employee): modalidade de marketing voltado para dentro das organizações, onde o advento Internet e Intranet dá aos colaboradores a mesma agilidade de acesso à informação que dá aos compradores. Ainda em fase embrionária, esse conceito se traduz, atualmente, em e-Recruitment e e-Learning.
Budget: orçamento.
BUMO: Sigla de “Brand Used Most Often” – refere-se à marca ou produto mais utilizado, com mais frequência.
Business intelligence (inteligência de negócios): são conjuntos de softwares que ajudam em decisões estratégicas, como organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, oferecendo suporte à gestão dos negócios.
Business plan: plano de negócios.
Business unit: unidade de negócios.
Buying in: compra de uma empresa, por exemplo.
C
5S: a sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina. É uma metodologia adotada em várias organizações, desde pequenas empresas até as grandes corporações, para simplificar, organizar, limpar, conservar e participar, visando melhorar a produtividade
...