ÉTICA DO NEGÓCIO
Resenha: ÉTICA DO NEGÓCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizgbs15 • 9/10/2014 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
ÉTICA EMPRESARIAL
A ética surgiu da necessidade de se estabelecer normas e regras de conduta podendo ter vários significados . Logo os princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios, significam a ética empresarial.
Normalmente os STAKEHOLDERS é que determinam se um comportamento é ético ou antiético.
Na maioria das vezes as questões éticas surgem de conflitos, nos quais gerentes e funcionários sofrem efeitos de tensão entre suas convicções pessoais e as responsabilidades assumidas para a organização em que trabalham.
Os conflitos comuns ocorrem principalmente, quando são descobertas as infrações de natureza ética , tais como mentiras, furto, assédio sexual e moral.
Responsabilidade social e ética possuem significados diferentes, enquanto a ética tem haver com a conduta do indivíduo , a responsabilidade social consiste na obrigação da empresa de proporcionar o máximo positivo, na medida do que compete a empresa e ao indivíduo o que é certo em prol da sociedade.
Por isso a empresa deve criar uma cultura, que consiste em um conjunto de valores, convicções , metas normas e maneiras de resolver problemas entre os funcionários, assim ajudando no processo de tomada de decisão, pois há valores construídos no ambiente.
A ética das empresas em um mundo globalizado.
Há princípios éticos que são mundialmente aceitos – os do chamado Código universal de ética - , dentre eles podemos citar a verdade, a integridade, a equidade e a igualdade.
Por outro lado existem muitos conflitos éticos, tais como: discriminação sexual e étnica; exploração de homens, mulheres e crianças; suborno e corrupção etc.
Como o desempenho pode melhorar com a ética .
O sucesso será facilitado à medida que as empresas começarem a estabelecer um clima de confiança e equidade, que passa a ser reconhecido por todos, melhorando assim as relações entre colaboradores clientes, fornecedores e investidores.
Isso também permitirá um relacionamento mais sério entre os colaboradores, evitando-se, dessa forma o assédio.
...