Ética Nas Empresas
Casos: Ética Nas Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandambc • 8/4/2014 • 278 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
A falta de ética gera prejuízos ás empresas
Muitas empresas são prejudicadas por conta da falta de ética, tanto dos funcionários como até mesmo das pessoas que fazem a liderança das empresas. A empresa tenta ao máximo minimizar esse efeito, pois muitos clientes visão que atitudes como essa não são muito aceitas na sociedade, portanto perdem oportunidades no mercado, perdem credibilidade e principalmente pedem a confiança de seus clientes e muitas portas se fecham para a empresa, e isso pode ser fatal.
Algumas empresas conhecidas já passaram por isso como exemplo abaixo:
• Enron – A gigante americana de energia pede concordata Dez/2001, após reconhecer práticas contábeis duvidosas, com uma divida de $22 Bilhões.
• Parmalat – Falência fraudulenta em 2003, descoberta em um endividamento de $ 11 bilhões, que foi deliberadamente dissimulado com base em desvios contábeis, orçamentos falsos, documentos falsificados e lucros fictícios, prejudicando assim mais de 37 mil funcionários em mais de 30 países. Seu faturamento em 2002 chegou a 7,6 bilhões de euros, superior ao produto nacional bruto de países como Paraguai, Bolívia, angola e Senegal.
Para Franscico Gomes a sociedade tem que seguir três parâmetros éticos : ser justa, ser livre e ser solidária . Quando as empresas conseguirem aplicar esses conceitos com seus colaboradores , o autor acredita que os proprios funcionários irão sentir que estão sendo cuidados , valorizados e que realmente fazem parte daquela empresa . Desta forma as empresas terão um ganho maior , pois apartir do momento que ela busca cuidar do seu capital humano ela consiguira conquistar seu maior lucro , um ambiente de trabalho favorável ao crescimento organiyacional , ou seja, todos os colaboradores da empresa deverão ser incluídos nesta nova fase
...