Índice De Lucratividade (IL
Ensaios: Índice De Lucratividade (IL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beatriizz • 18/12/2014 • 357 Palavras (2 Páginas) • 998 Visualizações
O Índice de Lucratividade (IL), o qual é muito fácil de compreender. O IL pode ser utilizado como critério de decisão na análise de investimentos em uma das três situações abaixo discutidas:
(I) O IL como quociente entre o Valor Presente e o valor do Investimento realizado no projeto (IL = VP/I): Neste caso, se IL > 1,0, significa que o valor presente de todas as entradas de caixa futuras supera o valor do investimento a ser realizado (o que é a mesma coisa que afirmar que há um VPL positivo esperado) e, portanto, o projeto promete ser VIÁVEL; se IL = < 1,0, o valor das entradas de caixa futuras somadas ou é igual ou é menor do que o valor do investimento a ser realizado (o que equivale a um VPL nulo ou negativo) e o projeto parece ser INVIÁVEL.
(II) O IL como quociente entre o Valor Presente Líquido e o valor do Investimento realizado no projeto (IL = VPL/I): Neste caso, se IL > 0, significa que a diferença entre o valor das entradas de caixa futuras somadas e o valor do investimento (VPL = VP - I) é positiva e, portanto, o projeto promete ser VIÁVEL; se IL = < 0, significa que o VPL ou é nulo ou é negativo e, portanto, o projeto mostra-se INVIÁVEL.
(III) O IL como critério de escolha entre projetos mutuamente excludentes (aqueles em que se tem de escolher entre um deles, pois apontam para o mesmo objetivo e competem pelos mesmos recursos a serem investidos): Neste caso, será escolhido o projeto que apresentar o maior IL, seja na forma discutida na situação (I) seja na forma discutida na situação (II) acima mostrada.
Observem que o IL é uma medida de análise do investimento RELATIVA (ou seja, é um ÍNDICE que mostra a relação entre o tamanho dos retornos bruto ou líquido esperados e o respectivo valor do investimento a ser realizado), enquanto que o VP e o VPL são medidas de análise ABSOLUTAS (isto é, é um VALOR MONETÁRIO representativo do benefício bruto ou do benefício líquidos esperados). Alternativamente, podemos pensar no IL como uma medida da relação benefício/custo.
...