A Globalização e as Ciências Sociais
Por: BarbzJung5 • 4/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 288 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Texto 04/08 - A Globalização e as Ciências Sociais
Capítulo I
Primeiro tópico: Introdução
Destaca a intensificação das interações transnacionais, que se dá graças a globalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras, passando pela deslocação em massa das pessoas (como turistas, trabalhadores, refugiados), e pelos avanços da comunicação social (possibilitando o aumento do alcance das informações).
Tal fenômeno foi objeto de análise de diversos autores, devido a mudança em relação às formas anteriores de inteirações transfronteiriças. Recebeu a alcunha de: “globalização” por Featherstone, Giddens, Albrow e King; “formação global” por Chase-Dunn; “processo global” por Sklair; “culturas da globalização” por Jameson e Miyoshi; apenas para citar algumas.
Definição de globalização por GIddens: é “a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa”
- O autor destaca que o processo de globalização das últimas três décadas não se “encaixa” no padrão moderno ocidental de globalização (que define o processo como sendo homogeneização e uniformização). Tal fenômeno parecia mesclar a universalização e a eliminação das fronteiras nacionais, com o particularismo, a diversidade local, a identidade étnica, e a volta ao comunitarismo. É destacado ainda a relação entre a globalização e outras transformações no sistema mundial que acontecem ao mesmo tempo, como o aumento das desigualdades sociais, a sobrepopulação, conflitos étnicos, migração internacional em massa, surgimento e desaparecimento de Estados, crescimento de guerras civis, etc.
- O autor analisa a “Globalização Contemporânea” (É assim que ele define essa nova globalização, essa série de mesclas mencionadas no parágrafo acima) não só pelo lado econômico, mas também pelo social, político e cultural.
- O autor afirma que as características predominantes da globalização são a globalização dominante e hegemônica.
...