A Influência Oriental na Cultura Brasileira
Por: alenkarufrb • 20/7/2016 • Artigo • 993 Palavras (4 Páginas) • 2.705 Visualizações
A influência oriental na cultura brasileira no século XXI.
A população brasileira recebeu muitas influências japonesas, que não se resumem ao sushi e golpes de karatê. Para entender melhor essas influências deve-se entender o momento em que aconteceu o fluxo migratório japonês para o Brasil, especialmente para as regiões Sul e Sudeste. Dessa forma se compreende os diferentes motivos da migração dos japoneses para o Brasil.
Afirma-se que 1908 é o marco da imigração japonesa no Brasil. Segundo registros oficiais, 165 famílias vieram em busca de melhores condições de trabalho e promessas de possuir terras. A princípio, os governantes brasileiros ofereciam propostas melhores do que as condições em que se encontravam os japoneses. Onde a principal e única alternativa era a partida para o Brasil, em busca de uma estrutura financeira. Porém, o governo japonês também estimulou a migração nipônica.
Dessa forma, por volta do século XIX alguns países assinaram um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. Dentre eles estabeleceu-se um laço entre o Japão e o Brasil, no ano de 2015 completou 120 anos de uma união cordial entre eles. No âmbito histórico daquele período era uma aliança proveitosa, visto que o Japão estava passando por um processo de superpovoamento, escassez no trabalho e alimentação devido a algumas reformas no qual o país encontrava-se. Quanto ao Brasil, havia libertado há pouco tempo os escravos e necessitava de mão de obra para as lavouras de café, prática que estava em crescimento na época. Logo, o incentivo do governo japonês à emigração dos seus habitantes por meio desses tratados, era vantajoso para ambos os países.
Na época atual o Brasil comporta a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de japoneses e descendentes. As regiões brasileiras que possuem um maior povoamento japonês são os estados de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais.
[pic 1][pic 2]
A cultura pop japonesa no Brasil
Cultura pop japonesa é termo que se refere para representar elementos de costumes e hábitos do Japão moderno, sendo assim conhecida por todo o mundo, porém a cultura pop é um fenômeno vinculado à industrialização e à sociedade de consumo, o pop japonês ocorreu e foi beneficiado por condições culturais e econômicas extremamente favoráveis que o país obteve no período pós-guerra. Artigos como o mangá (história em quadrinhos), o animê (desenho animado), vídeo game, j-music (japanese-music), cosplay (a arte de se transformar em um personagem utilizando maquiagem, interpretação, vestuário e demais técnicas) dentre tantos outros, representam essa cultura. No Brasil a cultura pop teve início a partir do século XX e tem crescido e conquistado cada vez mais a juventude brasileira.
Costumes culinários Japoneses presente no Brasil
Os japoneses trouxeram seus costumes para o Brasil, dentre eles a culinária, acrescentando assim novos sabores na cozinha brasileira, devido a isso novas palavras surgiram no dicionário brasileiro, sendo elas: caqui e cabochá. Foram eles os primeiros imigrantes que trouxeram a soja, uma das maiores arrecadações da agricultura no Brasil, antes deles o cultivo era feito em menor escala no interior da Bahia. Os famosos "miojos", macarrão instantâneo, que fica pronto para o consumo em pouco tempo aquecido em água fervente, foi ganhando o gosto popular, esse prato rápido e saboroso surgiu a partir do povo japonês. Os brasileiros adotaram alguns costumes orientais como, tomar cháverde, graças ao povo nipon. Além de todos esses alimentos, à procura pelos pratos típicos japoneses tiveram um grande aumento, tais como sushi, sashimi, yakisoba, temakisushi e sukiyaki, caqui, a abóbora do tipo cabochá e a maçã fuji. A mexerica poncã é quase uma fruta “nikkei”—denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior— é o resultado do enxerto de um tipo de tangerina japonesa em um limoeiro do Brasil.
Relações comerciais Brasil e Japão
No século XX, as empresas japonesas tiveram uma grande contribuição no avanço da industrialização brasileira. Um novo incentivo mútuo de proximidade ocorreu após troca de visitas de alto nível, a visita do Junichiro Koizumi Primeiro-Ministro ao Brasil, em 2004, retribuída por visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão, em 2005. Fortalecer as relações econômicas entre o Brasil e o Japão é um interesse de ambos os lados que são, relativamente, a segunda maior economia emergente e a segunda maior economia desenvolvida do mundo.
...