A Republica Popular da China
Por: GameplayerBR • 12/2/2021 • Artigo • 304 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
República Popular da China[pic 1][pic 2]
Conselho de Segurança das Nações Unidas
Delegado: Luís Henrique Braga de Avelar Martins
DOCUMENTO DE POSIÇÃO OFICIAL
A República Popular da China é o maior país da Ásia e o mais populoso do Mundo, com sua população de 1,4 bilhão de habitantes representando um quinto da população mundial. O Governo chinês é, atualmente, uma República Socialista Unipartidária, sendo o Partido Comunista Chinês (PCC) o único partido. O país corresponde à segunda maior economia do mundo, alcançando a marca de país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos.
A República Popular da China desenvolveu e possui armas de destruição em massa, incluindo armas químicas e nucleares. O primeiro teste nuclear da China ocorreu em 1964 e o primeiro teste de bomba de hidrogênio ocorreu em 1967. Os testes continuaram até 1996, quando se assinou o Tratado de Proibição de Testes Nucleares (CTBT). A China também aderiu à Convenção sobre as Armas Biológicas e Tóxicas, em 1984, e ratificou a Convenção sobre as Armas Químicas em 1997.
A República Popular da China é um dos cinco Estados com armas nucleares (EAN) reconhecidos pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), que ela ratificou em 1992. A China é o único EAN a dar uma garantia de segurança incondicional aos Estados não nucleares: “A China se compromete a não usar ou ameaçar usar armas nucleares contra Estados não nucleares ou zonas livres de armas nucleares em qualquer momento ou sob quaisquer circunstâncias."
A Política Nuclear chinesa tem sido sempre baseada na "regra de não primeiro uso", mantendo uma força de dissuasão retaliatória direcionados para alvos contravalor. Além disso, em 2011, a china publicou o “Novo Livro Branco da Defesa” onde reitera sua Soberania e o compromisso com a Paz, deixando clara a posição de utilização de armamento nuclear apenas em resposta a um ataque preliminar.[pic 3]
...