A Segunda Guerra Mundial
Por: LucasSkywalker • 4/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
CENTRO EDUCACIONAL 05 DE TAGUATINGA
3°ANO TURMA "A"
LUCAS MATHEUS
ÍTALO GUEDES
INGRID CHARTRAIN
HEITOR ALVES
CRISTIAN TADEU
LORRANY CRISTINE
Trabalho de Sociologia
União Europeia
BRASÍLIA
2017
LUCAS MATHEUS
ÍTALO GUEDES
INGRID CHARTRAIN
HEITOR ALVES
CRISTIAN TADEU
LORRANY CRISTINE
Trabalho de Sociologia[pic 1]
BRASÍLIA
2017
SUMÁRIO
01. Introdução...................................................................................... 4
02.Origem. ...................................................................................5
03. Países que compõem................................................................6
04. Objetivo...................................................................................7
05. Críticas recebidas......................................................................8
06. Reivindicações e propostas.........................................................9
07. Curiosidades............................................................................10
08. Conclusão................................................................................11
Bibliografia
Introdução
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Europa se viu devastada em sua estrutura econômica e social, num espírito de como se reerguer e em construir possíveis estratégias que surgiu a União Europeia, o qual hoje é o maior bloco econômico do mundo e que influenciou outros blocos econômicos como NAFTA, MERCOSUL e APEC.
O trabalho está dividido em partes e como objetivo principal, iremos apresentar as informações mais importantes a respeito de cada uma dessas partes e esclarecer dúvidas das mesmas. A metodologia que utilizamos foi a pesquisa bibliográfica, acompanhada de sites da internet e algumas entrevistas retiradas da televisão.
Origem da União Europeia
Como foi dito na introdução, a origem da União Europeia se deu com o fim da Segunda Guerra Mundial, mas não foi exatamente em 1945 que ela realmente surgiu, o que tivemos nesses anos próximos foi apenas uma ideia, o processo de formação do que conhecemos hoje como União Europeia foi bem lento e a sua criação foi oficializada apenas em 07 de fevereiro de 1992.
A União Europeia surgiu depois da união de países de dois outros blocos econômicos chamado Benelux, que é um bloco relativamente pequeno, pois possuí apenas 3 países (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) e o outro chamado Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que também era pequeno e composto por 3 países: Alemanha, Itália e França.
Após a junção desses dois blocos, outros países se juntaram e passaram a fazer parte desse bloco, que acabou se transformando no Mercado Comum Europeu através de um Tratado de Roma, que foi efetuado em 1957. Após anos, esse bloco resultou-se no que hoje conhecemos como a União Europeia.
PAÍSES QUE COMPÕEM A UNIÃO EUROPEIA
Nos dias atuais, são 28 países que compõem a União Europeia, dentre eles são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Sua sede atualmente se localiza na Bélgica, na cidade de Bruxelas.
O Reino Unido por meio de um plebiscito(decreto aprovado em comício popular) em junho de 2016 decretou a saída no bloco econômico. Porém, a saída do país ainda não foi oficializada, podendo levar por volta de dois anos para tal. Esse processo de saída ficou conhecida como Brexit, uma junção de duas palavras da língua inglesa, Britian(Grã-Bretanha e, por extensão, Reino Unido) e Exit(saída). Essa saída é apoiada pelo presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump, pois segundo ele "...a migração tem sido uma coisa horrível para a Europa. Muito disso foi trazido pela UE.”.
[pic 2][pic 3]
O OBJETIVO DA UNIÃO EUROPEIA
O objetivo principal da União Europeia é basicamente criar uma espécie de federação onde ocorra com mais facilidade o comércio e outras transações entre os países que aderiram a ela, e eliminar qualquer tipo de barreira que venha a impedir a circulação do capital na Europa. Nessa mesma federação, os países adquirem as primeiras experiências políticas, sociais e econômicas de integração que servirão de base para que os outros países de outros continentes façam o mesmo, deixando todos os países unidos através de um só governo mundial, evitando assim futuras guerras no mundo.
Dentre outros objetivos temos também o de reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões, e fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento
CRÍTICAS RECEBIDAS E ETC
Além da tradicional vantagem econômica de participação de blocos econômicos, a União Europeia ajuda também no desenvolvimento da população mundial. Existe a “ECHO”(Comunidade Europeia de Ajuda Humanitária) que tem fundos para ajudar países em desenvolvimento, como temos o exemplo do que aconteceu no ano de 2006, que foram feitas doações para países do Pacífico e da África. A UE, como um todo, é o maior do mundo. No entanto, essa ajuda não é bem vista por todos. Algumas instituições criticam a distribuição dessa renda, por incluir entre os beneficiados, pessoas com dívidas e estudantes estrangeiros.
...