BREVE SÍNTESE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE
Por: lpr182 • 13/11/2018 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FARIAS BRITO
Curso de Graduação em Psicologia
BREVE SÍNTESE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE
LUCAS PINHEIRO DE ALMEIDA
FORTALEZA – CE
2018
A história sobre a psicomotricidade vem se desenvolvendo desde a Grécia antiga onde existia uma noção de corpo, um corpo perfeito e a busca por essa perfeição, após essa visão, surgirão várias outras concepções acerca do corpo humano, como por exemplo o dualismo corpo e alma.
A psicomotricidade surge atrelada a estudos desenvolvidos no campo médico, mais precisamente na neurofisiologia, onde se estudava as regiões do córtex cerebral, relacionadas ao movimento do corpo humano, com o decorrer dos estudos sobre o córtex cerebral percebendo que alguns distúrbios motores ocorriam sem necessariamente haver uma lesão nas áreas cerebrais responsáveis pelo movimento, nessa situação constatando-se que o modelo “esquema anátomo-clínico” não era suficiente para explicar alguns fenômenos patológicos. Em 1870, surgem as primeiras pesquisas em psicomotricidade ainda focadas no campo neurológico.
Dupré, neurologista francês que, em 1907, a partir de seus estudos clínicos, define a síndrome da debilidade motora, composta de sincinesias, paratomias e inabilidades, sem que lhes sejam atribuídos danos ou lesão extrapiramidal. Ele rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica. A patologia cortical, a neurofisiologia e a neuropsiquiatria são conhecidas como as três vias de acesso do conceito de psicomotricidade.
Em 1925, Henry Wallon, médico psicólogo, ocupa-se do movimento humano relacionando o movimento ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos do indivíduo.
A Psicomotricidade é apresentada, assim, como uma ciência que pretende transformar o corpo em um instrumento de relação e expressão com o outro, através do movimento dirigido ao ser em sua totalidade, em seus aspectos motores, emocionais, afetivos, intelectuais e sociais. Considerando o homem como único, em constante evolução e essencialmente um ser interativo, o movimento corporal, como abordado pela Psicomotricidade.
...