O PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Por: Cleber Pedro • 16/5/2020 • Bibliografia • 861 Palavras (4 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1] UNIP – Universidade Paulista[pic 2]
Engenharia – Ciclo Básico
APS primeiro semestre do curso de engenharia elétrica
I. TEMA:
A física do Sol
1-Introdução
O Sol é uma estrela situada no centro do nosso sistema solar. Sua gravidade mantém girando em sua órbita desde os maiores planetas até pequenas partículas de detritos.
No interior do Sol são produzidas enormes quantidades de energia, através de reações de fusão do hidrogênio em hélio. Essa intensa energia é a nossa fonte de luz e calor e sem ela não existiria vida na Terra.
É uma estrela anã amarela e sua idade é de cerca de 4,6 bilhões de anos. Estima-se que levará em torno de 6,5 bilhões de anos até se transformar em uma anã branca.
2-Propriedades físicas do Sol
O Sol apresenta seis regiões, são elas:
Núcleo - parte mais quente e com maior quantidade de massa do Sol. Tem cerca de 139 mil quilômetros. É na região do núcleo que é produzida a energia solar.
Zona de radiação - nessa zona, a energia do núcleo propaga-se através da radiação.
Zona de convecção - é a porção do Sol onde ocorrem as correntes de convecção de calor. Essas correntes levam a energia para a parte externa da superfície solar.
Fotosfera - é a parte visível a Terra.
Cromosfera - é a parte onde ocorre a transição entre a fotosfera e a coroa do Sol.
Coroa - é constituída por plasma. É a parte luminosa do Sol. Nessa região, a temperatura atinge 2 milhões de graus Celsius.
Massa: 1,989 x 1030 kg (300 000 vezes a massa da Terra)
Raio: 6,96 x 108 km, o mesmo que 695 500 km (100 vezes o raio da Terra)
Densidade média: 1,409 kg/m3
Distância da Terra: 1,496 x 108 km, o mesmo que 149 600 000 km
Luminosidade: 3,9 x 1026 watts = 3,9 x 1033 ergs/s
Temperatura superficial: 5,5 mil graus Celsius
Temperatura central: 15 milhões de graus Celsius
Idade: 4,6 bilhões de anos
Composição química (massa): 91,2% de hidrogênio, 8,7% de hélio, 0,078% de oxigênio e 0,043% de carbono
Período de rotação: 25,67 dias no equador e 33,40 dias nas regiões polares
3-Importância do Sol para os seres humanos
Quase todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a fotossíntese com a presença de luz. Todos os vegetais possuem pigmentos que conseguem captar a luz solar e realizar a fotossíntese. O pigmento mais conhecido é a clorofila, que dá a cor verde a alguns vegetais. Quando os vegetais realizam a fotossíntese, eles produzem glicose, que é um açúcar utilizado como fonte de energia tanto pela planta quanto pelos outros seres vivos que a consomem. Quando algum ser vivo consome uma planta, ele está também consumindo glicose e, em consequência, absorvendo energia.
A luz solar pode variar de intensidade dependendo da época do ano. No outono e no inverno, os dias são mais curtos e temos a luz solar por menos tempo. Na primavera e no verão, os dias são mais longos e temos a luz do Sol por mais tempo.
4- Como o Sol produz energia
Funciona da seguinte forma: o átomo mais leve conhecido é o hidrogênio e o Sol está repleto dele! Quando o 4 átomos de hidrogênio se fundem, eles se transformar em um outro gás, chamado hélio. Esse gás é o segundo gás mais leve conhecido. Durante esse processo, apenas cerca de 1% do hidrogênio se transforma em calor e em luz.
...