O RIO DANÚBIO: SUAS CARACTERÍSTICAS E RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA
Por: Bernardo_dutra • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
O RIO DANÚBIO: SUAS CARACTERÍSTICAS E RELEVÂNCIA ESTRÁTEGICA
BELO HORIZONTE
2018
SÚMARIO
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho o tema a ser abordado será sobre o rio Danúbio, apresentando ao longo dessa atividade suas características geográficas e geomorfológicas, e a partir disso explicar e expor sua importância estratégica para todo o continente europeu.
Além disso, relacionar as visões estratégicas com pensadores da Geografia Política, como Friedrich Ratzel, Alfred Thayer Mahan e Halford John Mackinder. Dessa forma, utilizando algumas terminologias de cada autor especificado anteriormente, gerando uma coesão entre o tema e os respectivos pensadores.
Contudo, este trabalho acadêmico foca na apresentação do rio Danúbio como uma região estratégica no cenário da Europa e associando esse fato aos pensadores da Geografia Política citados no parágrafo anterior.
2. O RIO DANÚBIO
O Danúbio nasce no coração da Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, e percorre cerca de 2 850 quilômetros até desaguar no Mar Negro, em um dos deltas mais bonitos do mundo, na Romênia, sendo considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde de 1991. Sua bacia hidrográfica chega a 796.000 km², equivalente a 10% da Europa continental e banhando 17 países ao todo.
O Rio Danúbio é o segundo maior rio europeu em extensão, perdendo apenas para o Rio Volga. Além do seu potencial de navegação, ele também serve para delimitar territórios, pode se chamar de uma fronteira natural. O Danúbio pode ser caracterizado como uma rota natural, já que interliga quase toda a Europa, atravessando o continente de oeste a leste.
3. ASPECTOS CULTURAIS E TURÍSTICOS
O poderoso rio Danúbio celebrado em peças teatrais e valsas percorre um longo caminho por dez países no coração da Europa até desembocar no Mar Negro. Sua importância cultural, comercial e cênica o distingue tanto de outros rios europeus que ao longo de seu curso encontram-se vários patrimônios da humanidade listados pela Unesco: as cidades de Budapeste, na Hungria, e Viena, na Áustria, seu delta na Romênia e o vale na região conhecida como Wachau, na Baixa-Áustria. Neste curto trecho de aproximadamente 36 quilômetros, entre Krems e Melk, encontram-se extensos parreirais que darão origem a um doce vinho branco, preciosas igrejas barrocas e até mesmo as ruínas de um castelo onde ninguém menos do que Ricardo Coração de Leão esteve aprisionado, em Dürnstein. Para melhor conhecer a região vale tudo: a grande maioria sobe a bordo de barcaças que singram suas calmas águas; muitos outros, porém optam por passeios de carro ou agradáveis percursos de bicicleta. Cada pequeno vilarejo no caminho, espremido entre o rio, os vinhedos e as montanhas verdejantes apresentam atrações que desviam a atenção e o foco de seus visitantes.
4. ASPECTOS ECONÔMICOS
O rio Danúbio possui uma extrema importância estratégica, uma vez que é visto como a porta da Europa, fazendo a conexão entre o leste europeu, a Ásia e o Mar Mediterrâneo via Mar Negro, sendo assim um grande responsável pelo escoamento da produção da Europa. Desempenha também um importante papel no transporte hidroviário europeu,
...