Reflexões sobre a Ciência
Por: victorcarvalhof • 26/4/2018 • Bibliografia • 515 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
Reflexões sobre a Ciência
Allef Cordeiro Oliveira
Ana Renata Naoum Castro
Nathália Coutinho Toso
Victor Hugo de S. C. Figueiredo
Através da reflexão e discussão entre os membros do grupo, concluímos que a ciência é a investigação e compreensão de fenômenos e/ou eventos, sejam eles sociais ou da natureza, através da observação, análise e registro dos acontecimentos relacionados a eles. Além da simples análise, é fundamental que os estudos na ciência possam levar não só à compreensão, mas também com o desenvolvimento de um modelo “padrão” de acontecimento do evento estudado, modelo este que cubra o maior número possível de seus eventos.
A ciência em si não possui apenas um objetivo, mas tem como uma de suas principais atividades as produções de teorias, leis, modelos e conceitos que servem para o entendimento do mundo e das coisas. Apesar de a assertividade ser sempre positiva para o trabalho científico, deve-se tratar com respeito outras teorias e formas de enxergar os mesmos fatos, prevalecendo as explicações que possuam argumentos mais firmes e coerentes. Outro objetivo fundamental é o da tentativa de prever o comportamento do objeto de estudo, como por exemplo, o ciclo migratório de pássaros ou a probabilidade de chuva em determinada região do planeta Terra.
A garantia de sua qualidade é comprovada através de um método de repetição, observação e registro que garanta que aquele fenômeno aconteça da mesma forma na maior parte do tempo, juntamente com pesquisas, testes, estudos científicos e outros acontecimentos que possam estar relacionados. Além disso, é extremamente importante que os registros possam ser estudados por outros cientistas, visto que grandes fenômenos da natureza levaram mais de uma geração de estudiosos para serem compreendidos e por isso a importância da padronização e do registro adequado.
Dentro da ciência existem dois pontos de estudo mais importantes: o estudo da natureza e o estudo das interações humanas. A natureza funciona por padrões mais compreensíveis e diretos, o que a torna, de certo modo, mais “fáceis” de identificar do que os fatores presentes nas interações humanas, que podem ser motivadas por valores, crenças, conceitos e infinitos outros relacionados à natureza humana.
Mesmo sendo complexas, as interações humanas já contam com diversos fatos históricos marcantes que revelam muito sobre o comportamento humano (tópico de estudo para diversas áreas de conhecimento: sociologia, filosofia, antropologia, ciência política, psicologia, etc) e mesmo com um número grande de variáveis, as relações internacionais já possuem um grande número de eventos, que podem ser analisados e trazerem uma boa compreensão da atualidade, bem como de comportamentos futuros da sociedade, já que conta com uma multidisciplinariedade que permite isto.
Questões:
Como garantir que a paz esteja sempre acima dos interesses dos países no mundo?
De que forma os países podem cooperar para a resolução dos problemas sociais mais graves no mundo, como a fome, a pobreza extrema e a saúde?
Em até que ponto cada país estaria proposto a deixar seus interesses individuais para o bem da humanidade?
Mesmo com a experiência de outras guerras, por que parecemos caminhar para uma 3ª Guerra Mundial?
De que forma os países podem cooperar para o melhor uso dos recursos naturais e o desenvolvimento de fontes renováveis de energia?
...