Regimes Internacionais no Período pós Segunda-Guerra
Por: carvas.m • 16/10/2020 • Relatório de pesquisa • 354 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
Regimes Internacionais no período pós Segunda-Guerra - GATT/OMC; FMI e OTAN
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, é uma instituição militar criada durante o contexto inicial da Guerra Fria, que representava um tratado de defesa mútua entre os países membros.
Atualmente, a OTAN é um braço militar dos Estados Unidos na Europa, que garante sua influência. Além disso, ela funciona como um meio de atender aos interesses das potências militares em diversos lugares do mundo.
O Fundo Monetário Internacional, teve como propósito, formar uma instituição econômica que ajudasse a evitar uma crise, como a de 1929. Tinha como missão promover a estabilidade financeira e a cooperação monetária dos atores internacionais, não havendo grande desvalorização das moedas. Na época, auxiliou com empréstimos a vários países para que não recorressem a ajuda da URSS.
Após o fim da Guerra Fria, o FMI tomou um rumo neoliberais. Os grandes empréstimos eram acompanhados de condições como redução do funcionalismo público, aumento de impostos, queda da inflação e privatizações de empresas públicas. O FMI é utilizado para emprestar recursos quando a balança de pagamentos de um país está deficitária. Ou seja: quando um país não tem mais como pagar o que deve. Atualmente, o principal objetivo do FMI, é o de promover empréstimos e oferecer créditos para controlar ou prevenir crises financeiras.
O GATT foi um acordo criado visando promover o comércio internacional e remover ou reduzir barreiras comerciais. Depois de um período, o acordo não mais supria as necessidades do mercado internacional, e seus membros uniram esforços para reforçar o sistema multilateral. Tais reforços resultaram na reformulação do GATT, criando a OMC. A principal diferença entre os dois, é que o GATT foi um acordo provisório e nunca foi ratificado em parlamento, enquanto a OMC e seus acordos são permanentes, possui base jurídica, e serviços e suas decisões não podem ser bloqueadas.
Atualmente, a OMC tem por objetivo regular as relações comerciais entre os diversos membros que a compõem, onde busca estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais.
...