TÉCNICA IMUNOLÓGICA DE AGLUTINAÇÃO - TIPAGEM SANGUÍNEA
Por: Débora Lyssa • 1/9/2022 • Relatório de pesquisa • 879 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
FACULDADE DE PIRACANJUBA
TÉCNICA IMUNOLÓGICA DE AGLUTINAÇÃO - TIPAGEM SANGUÍNEA
FACULDADE DE PIRACANJUBA
TÉCNICA IMUNOLÓGICA DE AGLUTINAÇÃO - TIPAGEM SANGUÍNEA
ALUNO(A):
Relatório encaminhado como critério de avaliação para a matéria de Imunologia clínica, do curso de Biomedicina, da Faculdade de Piracanjuba, ministrado pela professora Camila Lemes.
RESUMO
Relatório referente a aula prática de técnica imunológica de aglutinação, onde foi utilizado método de tipagem sanguínea, na disciplina de imunologia clínica, proposta pela Professora Camila Lemes, realizada no laboratório de físico-química.
INTRODUÇÃO
O sistema de grupos sanguíneos foi descoberto por Karl Landsteiner, por volta do século XX. Ele coletou amostras de sangue e isolou os glóbulos vermelhos, fazendo várias combinações, até descobrir quais tinham maior compatibilidade e quais não tinham nenhuma, para que assim pudesse evitar rejeições e mortes na transfusão de sangue, desde então é considerado o método mais importante na medicina transfusional.
O método de aglutinação é o teste de reação entre a ligação do anticorpo e o antígeno específico e acontece de duas formas: direta ou indireta.
- Direta: são antígenos naturais da célula que se ligam em anticorpos específicos. São antígenos solúveis, como por exemplo: hemácias, bactérias etc.
- Indireta: são adicionados anticorpos ou antígenos solúveis protéicos ou polissacarídicos na superfície de micropartículas que não possuem movimento próprio, as quais não interferem na interação entre aglutinogênio e aglutinina. Ex: Tipagem sanguínea indireta, Coombs etc.
A ligação antígeno anticorpo se dá por conta da capacidade que a célula B tem de reconhecer as superfícies de receptores de antígenos.
OBJETIVO
O objetivo desta aula prática foi fornecer conhecimento de como é definido o sistema ABO e RH e também demonstrar como é realizado o teste de reconhecimento da tipagem sanguínea, e a partir disso realizar o teste da dupla de classe.
MATERIAIS
Foram utilizados: (Fig. 1).
- 2 Lâminas de vidro;
- 1 Lamínula;
- 1 Pipetex;
- Reagentes para tipagem sanguínea (Anti-A, Anti-B, Anti-AB e Anti-Rh).
- Luvas;
- Seringa;
- Álcool;
- Algodão;
- Agulha;
- Curativo adesivo;
- Garrote;
- Tubo EDTA;
- Descarpack
MÉTODOS
1° passo: foi feita a coleta de sangue. Nos passos: A) organização de materiais em ordem de uso. B) higienização das mãos. C) preenchimento dos dados e etiquetagem. D) colocar as luvas. E) verificar onde fazer a punção venosa. F) assepsia do local, garrotear e pedir para que o paciente abra e feche a mão. H) desencapar a agulha, fazer a punção e desgarrotear. I) Coloque o sangue no tubo e descarte a seringa e agulha no descarpack em seguida. J) colocar o curativo adesivo na paciente e pedir para que ela pressione alguns segundos. K) descartar todos os materiais em lixos específicos.
2° passo: A) Utilizamos o sangue que foi coletado, o qual foi adicionado nas duas lâminas, e foram divididas em duas partes, totalizando em quatro partes e nomeadas em A, B, AB e Rh. (Fig. 2). B) Após a divisão, com o auxílio do pipetex pingamos uma gota de sangue em cada parte nomeada, adicionamos uma gota dos reagentes específicos.
- Parte A, foi adicionado o reagente anti-A.
- Parte B, foi adicionado o reagente anti-B.
- Parte AB, foi adicionado o reagente anti-AB.
- Parte Rh, foi adicionado o reagente anti-Rh.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Resultado:
PACIENTE: | DEBORA LYSSA LIMA BORGES |
DATA DE NASCIMENTO: | 13/05/1999 |
EXAME: | GRUPO SANGUÍNEO ABO (COM FATOR RH) |
RESULTADO: | -O |
MÉTODO: | TÉCNICA IMUNOLÓGICA DE AGLUTINAÇÃO - TIPAGEM SANGUÍNEA |
...