TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Por:   •  16/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Leia a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, especialmente no Preambulo e na Parte I sobre os direitos e os deveres. Depois responda as seguintes perguntas:

  1. Por que, em sua opinião, a Carta diz que os direitos civis e políticos são inseparáveis dos direitos sociais, econômicos e culturais?
  2. No texto há uma referência explícita à história africana (colonialismo, racismo, guerra e genocídio, etc.) e uma influência indireta da corrente pan-africana de pensamento. Quais conceitos você acha que são os que mais expressam isso?
  3. Que comentário você gostaria de fazer sobre o papel da família e da mulher?
  4. O que mais o/a impressionou na parte dos deveres?
  5. Você pode identificar uma ou mais definições éticas particulares na Carta?

Respostas.

  1. A Carta, já de início, em sua primeira seção afirma que os valores de liberdade, igualdade e justiça estão intrínsecos na percepção global da Carta. Sendo assim, os valores são sem sí inseparáveis. Do ponto de vista econômico até o cultural, o texto evidencia a necessidade da junção desses elementos para que haja de forma plena os direitos civis, políticos e sociais.
  1. A carta em si é quase uma referência direta dos principais conceitos do Pan-Africanismo. Em vários momentos notamos os conceito chaves. De forma explicita podemos ver por exemplo: a luta pela defesa da unidade africana, visando sempre respeitar as culturas e as diferentes comunidades do continente. O texto salienta sempre ao leitor a necessidade de lutar contra TODAS as formas de colonialismo dentro de um âmbito estrutural. É evidente a maneira que o texto introduz a liberdade do povo Africano dentro de suas necessidades, promovendo o bem estar do povo e lutando pela liberdade e a união dos povos ( sendo eles quais forem ).
  1. É papel do Estado garantir a proteção e os direitos das mulheres. Acredito que após frisar essa importante luta mediante um artigo é de suma importância. É  notório a necessidade desta luta, as mulheres africanas estão inseridas em um contexto minoria, a estrutura de poder pouca chega a elas, e com isso garantir tais direitos é de suma importância. Em relação a família, algo visto de forma conservadora na carta, acredito que de forma que é defendida como uma estrutura formador e de certa forma uma base para toda a sociedade. Pode-se pensar que tais argumentos podem reforçar um machismo já existente.
  1. De certa forma impressiona, pois é exposto no preambulo do documento toda uma necessidade do cumprimento dos deveres individuais e do Estado para que a engrenagem ande. Através de pilares chaves da sociedade, o documento explora a importância do trabalho digno para a maior fomentação da liberdade e como uma maneira de defender a unidade africana, para manter e servir toda uma sociedade e os interesses fundamentais dela.
  1. A Ética se evidencia em diversas partes, porém a que me chama mais atenção seria na maneira como se deva respeitar as diversos povos que vivem. Com isso, cita o dever de sem fazer distinções de características, para que assim haja respeito, tolerância e fraternidade. Fazendo uma harmonia diante do individuo com seus pares diante uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com