A Globalização
Casos: A Globalização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/9/2013 • 437 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
A globalização e seu processo.
A globalização nos trouxe muitos fatores positivos, como maior acesso ao comércio mundial, um acesso muito grande, a evolução tecnológica na área de saúde, a informações em tempo real pela internet e celulares, etc. Porém, como tudo na vida, sempre há um lado positivo e seu contraponto negativo.
Quando se fala em "globalização" associa-se um sentido ideológico de padronização de sociedades a um processo de integração econômica sob a tutela do neoliberalismo. Há, notadamente, predomínio dos interesses financeiros pela desregulamentação dos mercados, relegando a plano secundário os seus efeitos sobre os demais organismos sociais.
Esse fenômeno proporcionou a construção de relações múltiplas no campo político, social e econômico que levaram a sociedade a questionar muitas das certezas e conquistas realizadas pelas gerações anteriores. A globalização das sociedades e a mundialização da cultura rompe a integridade social sensibilizando a capacidade, do indivíduo e das sociedades, de discernir sobre os limites de cada um e do todo.
Na realidade a globalização não é um processo homogêneo e, muito menos, seus efeitos e as suas repercussões nas sociedades.
A globalização traz na sua essência a padronização de informações, influenciando a sociedade a interagir de forma favorável aos interesses do sistema essencialmente capitalista emanado de outras sociedades econômica e tecnologicamente mais desenvolvidas. Desta forma, a cultura social se transforma, alterando-se os valores referenciais das comunidades.
O processo de globalização fundamentado pela modernização tecnológica trouxe uma visão homogênea centrada na sociedade mundial. E, justamente, essa homogeneidade social atrelada ao processo é que se torna o maior problema.
O processo da globalização não é homogêneo e, muito menos seus efeitos. As resultantes variam de acordo com as realidades sócio-econômica e cultural das populações e sua dependência de recursos externos, favorecendo, evidentemente as sociedades mais desenvolvidas e com maior poder econômico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
ABREU, Marcelo de Paiva. (org) A ordem do progresso: cem anos de política econômica no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
AMIN, Samir. O desenvolvimento desigual: ensaio sobre as formações sociais do capitalismo periférico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973.
FREITAG, Bárbara. A teoria crítica ontem e hoje. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Aula Tema 2: Um mundo em mudanças; impacto nas organizações e nos indivíduos.
FISIOTERAPIA 6A.
LUCAS RENATO FRANZONI
RA : 2583475076
LIMEIRA
2013
...