A INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NAS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS
Pesquisas Acadêmicas: A INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NAS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciagon • 8/5/2014 • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 403 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente texto tem como objetivo além de falarmos sobre internet, redes sociais, neste discutiremos a questão mais atual em nosso País, que são os manifestos e a importância da internet para os mesmos.
Faremos uma abordagem sobre o surgimento a internet, o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações, a internet a nova praça pública da sociedade, as redes sociais como instrumentos de mobilização social, as manifestações recentes e as passadas o cunho político dos movimentos sociais do passado e na atualidade.
Faremos uma abordagem crítica, vista de diversos ângulos, mas com a mesma finalidade, que é demonstrar a importância desse grande meio de comunicação para a sociedade atual.
2 DESENVOLVIMENTO
A internet atual surgiu como uma rede idealizada em meados dos anos 60, como uma ferramenta de comunicação militar alternativa, visando resistir ao conflito nuclear mundial, através de um grupo de programadores e engenheiros eletrônicos contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Até o final do Século XX, a divulgação pública de informação da Internet não esteva ao alcance do cidadão comum, por exigir grandes recursos financeiros (necessários para o acesso à tecnologia de reprodução e difusão como parques gráficos e emissoras de radio e televisão).
Os meios de comunicação também se transformaram, e hoje possuem diversos canais de interatividade com o público que exige uma via de mão dupla e não um monólogo. A televisão, o rádio e os jornais impressos tradicionais não deixaram de existir, mas com o advento da internet, este passou a ser um importante meio de comunicação entre o público e o comunicador vitualmente.
Hoje a internet é um quadro que se altera na medida em que essa rede torna-se acessível a todos sem a exigência de grandes investimentos, de produção e principalmente distribuição de informação para o usuário, portanto, quando se fala em internet é preciso levar em conta que seu grau de abrangência é o maior limitador das suas possibilidades.
Nos dias de hoje a internet atinge mais 150 países e reuni cerca 300 milhões de computadores e mais de 400 milhões de usuários, o bolg do jornalista Ricardo Noblat, por tratar de assuntos políticos foi escolhido para explicar esta relação ideológica que é a internet e os comentários dos leitores, tendo uma nova dimensão de sociabilidade que se apresentam na esfera pública e no espaço virtual. Inicialmente os chats e programas de conversação como MIRC, ICD e MSN ganhavam o crédito de ser o máximo da interatividade oferecida pela Internet, e outros como YOUTUBE, FACEBOOK, WEBCANS, VOLPS, INSTAGRAM têm alcançado ainda mais pessoas, pois por isso é que a internet é conhecida com a nova praça pública da sociedade.
O crescimento das redes sociais no Brasil é cada vez mais evidente e as mesmas se multiplicam de forma assustadora. Todas elas se tornaram grandes ferramentas, não só para os usuários fazerem amizades, pesquisas, mas também para reclamarem e protestarem contra quaisquer situações que julgarem necessárias.
As redes sociais funcionam na atualidade, como uma espécie de “arma” na hora de reivindicar direitos, expor ideias ou simplesmente elogiar determinada ação. Nesses sites, os usuários podem criar um conteúdo e compartilhar com sua rede de amigos. Os manifestos sociais acontecem da mesma forma: o usuário que não gostou de algo expõe sua indignação na rede e seu protesto pode ser repassado por todos aqueles que compartilharem do mesmo pensamento.
Com a facilidade das redes sociais na divulgação de um manifesto, os protestos vêm acontecendo de forma bem expressiva. Assim, diversas empresas estão agora monitorando o que é falado sobre elas nas redes. Através da internet as manifestações ganham uma grande repercussão fazendo assim uma grande união de manifestantes em um só ponto. A internet e as redes sociais são o maior meio de comunicação usado entre jovens e adultos e para finalidades diversas.
Um dos principais papéis da internet é a divulgação. Através dela consegue-se atingir um grande número de pessoas para a realidade do país e, assim, juntá-las em um mesmo objetivo, com um pensamento único. Esses grupos críticos são muito importantes, pois é o povo que move o país, e o povo também está na internet.
Vale salientar que a internet, bem como as redes sociais, como meio de comunicação que são, tem o papel de incentivar, comunicar, apoiar, discordar (no caso dos que não são de acordo com os movimentos) e reivindicar. A internet com sua ótima ferramenta de infinitos sites proporcionam a organização e a divulgação em massa para um determinado assunto, sendo que os sites de segurança pública e outros estarão sabendo do fato que ocorrerá, podendo assim intervir ou assegurar algo que fuja do anormal com sua segurança em pleno exercício.
Com o advento da internet, a comunicação se tornou mais fácil, uma vez que se torna mais confortável para as pessoas que fiquem em casa, e que ainda sim, tenham informações imediatas. Portanto, é um dos melhores meios para se fazer amizade, discutir assuntos, promover protestos, dentre outras organizações, bem como de estar em comunicação com o mundo, principalmente sobre o que acontece no exato momento em que se está acessando e utilizando a grande rede que é a internet. Hoje com a Internet é possível até trabalhar em casa, portanto, ela quebrou alguns paradigmas, tornando tudo muito mais fácil, rápido e acessível.
Portanto, a internet constitui a principal ferramenta de mobilização política- social possível na atualidade. No entanto, mas que democratizar o acesso à rede, é necessário que os cidadãos sejam conscientizados a respeito de como eles podem exercer a cidadania através do computador.
Recentemente houve uma estatística onde prova o crescimento muito elevado pelos internautas nas redes sociais. A exemplo disso, podemos mencionar, o movimento denominado como Primavera Árabe, no qual os protestantes têm compartilhado técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo: greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a
...