A Politica Na Filosofia
Dissertações: A Politica Na Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathaliacosta91 • 2/12/2014 • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
A POLÍTICA NA FILOSOFIA: O pensamento político de Aristóteles, Platão e Maquiavel
Introdução
Os princípios da política na Antiguidade remetiam a alegria, liberdade e companheirismo. A política na filosofia se desenvolveu pela primeira vez na Grécia Antiga. Na pólis a prática da política era cotidiana, além disso todos os cidadãos se envolviam nos assuntos de interesse comum. A ausência de participação do cidadão na política a institucionaliza, além de favorecer a corrupção e o autoritarismo , tornando a política um “mal necessário”. Não se deve “ abrir mão” da política , mas sim, pensá-la como parte integrante da existência do indivíduo e de suas escolhas.
Política por Aristóteles
(384 – 322 a.C )
A finalidade da política é proporcionar ao mesmo tempo a justiça e felicidade, sendo um prolongamento da ética. A justiça depende da consciência do indivíduo. A qualidade das leis da pólis depende das qualidades morais dos cidadãos. “O Homem é um animal político”, é da natureza humana viver em sociedade. Sendo assim, precisamos um dos outros. O homem aspira à autonomia e à autossuficiência, que seriam alcançadas por meio da vida virtuosa. O único ser autônomo e autônomo e autossuficiente é Deus. Os homens podem, no máximo, tentar se aproximar da divindade , o q seria possível na amizade.Uma vez que os amigos se ajudam mutuamente e sem interesses, forma –se um conjunto mais completo do que é cada individuo isolado.
Formas de governo por Aristóteles
As formas de governo devem ter como objetivo o bem comum, são elas:
Monarquia – tirania
Aristocracia – oligarquia
Democracia – demagogia
Aristóteles dá preferencia a um regime moderado , a politeia , em que o governo estaria nas mãos dos melhores cidadãos , intermediários entre ricos e pobres.
Política por Platão (428 – 347 a.C)
Para Platão o Estado ideal era semelhante ao corpo humano , que se compõe de três partes: cabeça, peito e ventre. Respectivamente , razão , vontade e desejo.
• Razão: sabedoria
• Vontade: Coragem
• Desejo: deve ser controlado (moderação).
Para Platão o Estado perfeito possui três características de cidadãos:
1) Os Governantes - Filósofos, pois, possuem a sabedoria.
2) Os Guerreiros – Protegem a cidades e são munidos de coragem.
3) Os trabalhadores – garantem o sustento da cidade.
Uma cidade justa deveria ter: educação para todos, inclusive mulheres, até os
...