A Teoria da Globalização
Projeto de pesquisa: A Teoria da Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesp54 • 10/12/2014 • Projeto de pesquisa • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 295 Visualizações
Introdução
Este trabalho constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinar: interação e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: interação teórica prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula.
O presente trabalho elaborado com base nas premissas anteriores tem como objetivo apresentar as evidências de aplicação das teorias da adquiridas por meio de um estudo sobre a globalização.
A globalização tem como intuito fornecer a difusão e integração de culturas diferentes entre outros assuntos que, envolve a falta de recursos financeiros para a inclusão da sociedade por inteiro nessa onda de globalização.
2. Teoria da globalização
A globalização caracteriza-se por um processo com o aumento internacional da integração social, econômica, cultura e politica. Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
2.1 Globalização no plano econômico
No plano econômico, a globalização caracteriza-se pela desnacionalização financeira com intensa mobilidade internacional do capital, isto facilitado por um mercado que tem como característica relevante a facilidade de comunicação, transmissão e processamento de informações.
2.2 Globalização no plano politico
No plano político, o maior desafio refere-se a perda de autonomia do Estado nacional, uma vez que a globalização conduziu a uma concentração significativa do poder econômico decorrente do poder de decisão. Este poder de decisão concentra-se nas mãos de um pequeno grupo de grandes empresas transnacionais e instituições econômicas mundiais.
2.3 Globalização no plano cultural
No plano cultural é o meio a parti do qual há trocas de culturas, marcas de uns pais para outro. Tal processo integratório e humanitário de modo imperceptível, por paradoxal que pareça, acarreta em seu bojo o princípio de rompimento da integridade espacial, abrindo, para tanto, o indivíduo aos outros povos e, ao mesmo tempo, ao mundo numa sinergia cósmica indescritível.
2.4 Globalização no plano social
No plano social refere-se ao desafio de toda a sociedade ser inclusa nessa onda de globalização essa questão envolve a ponto negativo da globalização pois ainda há grande números de excluídos no processo da globalização pelo fato da pobreza.
3. Surgimento da globalização
A globalização começou devido à busca por lucro quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo, este processo teve início nos séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas Marítimas. O homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais a partir das quais exploradores, burgueses e governantes europeus submeteram as terras conquistadas do chamado Novo Mundo à dinâmica da política econômica mercantilista, integrando colônias e metrópoles no comércio mundial. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX. Depois da revolução industrial.
No século 20, nos anos 1990, acontece o desenvolvimento do capitalismo especulativo, graças às transações permitidas pelo uso da internet. Ele começou a entrar em países com mais força e, graças ao desenvolvimento da tecnologia, foi alcançando cada vez mais espaço.
3.1 Fatores que levaram a globalização
Aumento do fluxo migratório
Turismo
Aumento das trocas comerciais entre países
Empresas transacionais (Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz num país e atuação em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia e mão de obra barata)
Liberação econômica
4. Efeitos da globalização
O avanço tecnológico, a interligação e a interdependência dos mercados financeiros em escala mundial encurtaram as distâncias, unificaram e baratearam a informação e estão promovendo a padronização da cultura e do comportamento por meio de tevês a cabo, filmes, livros, fluxos migratórios e, mais recentemente, da internet.
O movimento da globalização tende a criar uma cultura de consumo padronizada por meio de uma estratégia mundialmente unificada de marketing, destinada a uniformizar a imagem dos produtos aos olhos dos consumidores ou seja uma aldeia global que permite que grandes empresas atravessam fronteiras e se instalando em partes de todo o mundo. O avanço tecnológico na área da informática e das telecomunicações tem permitido a agilidade nas transações comerciais e no intercâmbio de informações; a abertura dos mercados nacionais às importações, favorecida por baixas tarifas alfandegárias, deu um grande impulso ao fluxo de mercadorias, fazendo explodir o comércio mundial.
4.1 A falta de inclusão na globalização
O mercado de informação aumenta
...