A Unidade IV - Liberalismo
Por: Isabelle Diaz • 29/9/2022 • Resenha • 1.645 Palavras (7 Páginas) • 144 Visualizações
Unidade IV - Liberalismo
Aulas
↠ O liberalismo Clássico:
A herança do protoliberalismo:
Contratualismo: não há uma visão orgânica da sociedade, e sim individual, mantido pelo consentimento dos indivíduos
Autoconservação
Liberdade negativa: individuos anteriores a sociedade (Hobbes)
Direitos individuais: Locke (liberdade, propriedade e vida)
Governo da lei (com objetivo de garantir os direitos individuais naturais, e até mesmo quem está no poder deve obedecê-las), constitucionalismo, separação de poderes.
Whigs, radicais e o surgimento do liberalismo (visão progressista e valores burgueses):
Origem dos whigs na oposição ao absolutismo da dinastia Stuart. Oposição aos Tories (visão não progressista, sem uma visão positiva do comércio - mais conservadores) . Transformação do termo Whig pelo termo “liberal” nos tempos da Reforma Eleitoral de 1832
Radicais de uma espécie de “esquerda lockeana” - que diziam que o governo deve garantir a felicidade dos indivíduos, e se o governo não cumprir tal objetivos, o povo deve-se rebelesar. e o aprofundamento da democracia: thomas Paine (1737 - 1809), Condorcet (1743 - 1794)
Progressismo (Thomas Paine) x conservadorismo (edmund Burke): Para análise deve-se comparar opiniões sobre a revolução francesa. Argumentos de Paine são lockeanos.
Ideia iluminista de progresso: distanciamento da violência e ignorância e esclarecimento cada vez maior
Bentham (1748 - 1832) e o utilitarismo
Quando o partido liberal britânico se formou, ele tinha três componentes principais ( whigs, ex-tories, “liberistas” e radicais benthamistas ) - Nesta época o liberalismo político andava junto com o econômico.
Princípios Whigs:
Latitudinarismo moral: relutância em aceitar que há uma maneira melhor de viver ou um bem comum suscetível de definição por qualquer monismo ético. Ou “falibilismo moral” - nosso conhecimento é limitado, não há como afirmar definitivamente que só há uma moral verdadeira . Porém não são niilistas. (pensamento contrário a Platão, que acreditava qye apenas os sábios devem governar, portanto difere-se do falibilismo moral quando este segundo diz que não há como ter certeza do que se sabe sobre o mundo). A moral não deve ser imposta pelo governo, e sim partir do povo;
Individualismo (e rejeição de visões orgânicas de sociedade). Nas visões orgânicas o indivíduo é parte do todo, na visão moderna liberal, o pensamento é que a sociedade que deve ceder ao indivíduo, respeitando as peculiaridades de cada um.
Governo responsável deve prestar contas ao cidadão
Liberalismo e democracia:
1. Extensão gradual de sufrágio
2. As “liberdades de” - ex: pensamento, consciência , religião, expressão
Liberalismo e economia: liberismo, economia política clássica (Ricardo, Smith), liberalismo economico nem sempre está ligado ao político.
Cosmopolitismo: curiosidade - invenção do tempo “internacional” por Jeremy Bentham em 1780. O cosmopolitismo é um pensamento filosófico que despreza as fronteiras geográficas impostas pela sociedade considerando que a humanidade — ou, ao menos os cultos — segue as leis do Universo
Criação do partido liberal - 1859
↠ John Stuart Mill
Biografia: é considerado o pensador de língua inglesa mais influente do século xix
Contexto histórico: reinvidicação de direitos como sufrágio, trabalhadores etc
Utilitarismo: “A melhor ação é a que procura a maior felicidade para o maior número de indivíduos”
Já falou bem do socialismo, defendia características políticas deste pensamento, porém não concordava com a substituição do mercado pelo governo.
“Por princípio da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função de sua tendência de aumentar ou reduzir o bem estar das partes afetadas pela ação” - epicuristas já pensavam assim.
Para o utilitarismo anterior, medir o prazer era uma questão apenas sobre quantidade, porém para mill deve-se levar em conta a qualidade do prazer.
O que é prazer/felicidade? Prazer é a ausência de dor, por infelicidade entendemos dor e a privação do prazer.
Utilitarismo - 1. “A melhor ação é a que procura a maior felicidade para o maior número de indivíduos” (HUTCHENSON, Francis. Inquiry into the Original of Our ideas of Beauty and Virtue. 1725) - 2. “Por princípios da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas pela ação” (BENTHAM, 1780)
Epicuristas se aproximavam dos liberais (utilitaristas) no que tange o prazer.
Mill acrescenta o fator “qualidade” na felicidade quantitativa de Bentham.
Sobre a liberdade (1859)
Tema: “a liberdade civil ou a liberdade social, a natureza e os limites do poder que pode ser legitimamente exercido pela sociedade sobre o indivíduo”.
- Objetivo: “o objetivo deste ensaio é asseverar um princípio muito simples, destinado a condicionar totalmente os tratos da sociedade com o indivíduo, sejam de compulsão e controle, seja por meio de força física na forma das penalidades legais, seja como coerção moral por parte da opinião pública.
”
Estrutura do livro: apresentação do tema e dos princípios. Tema antigo: luta entre liberdade e autoridade, proteção contra a autoridade política (critica Rousseau e a Rev. Francesa), quais devem ser os
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