APRESENTAÇÃO DE TEMAS PRESENTES NO CASO
Trabalho acadêmico: APRESENTAÇÃO DE TEMAS PRESENTES NO CASO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gesolo • 10/10/2013 • Trabalho acadêmico • 2.197 Palavras (9 Páginas) • 308 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 ESTUDO DE CASO...............................................................................................4
2.2 PARTE I – DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS..................................................4
2.3 PARTE II – RESUMO (Identificação do Conflito) .................................................4
2.4 PARTE III – APRESENTAÇÃO DE TEMAS PRESENTES NO CASO.................5
2.4.1 TEMA 1 – Liderança...........................................................................................4
2.4.2 TEMA 2 – Diversidade da Força de Trabalho.....................................................4
2.4.3 TEMA 3 – Ética...................................................................................................4
2.4.4 TEMA 4 – Cultura e Clima Organizacional.........................................................4
2.4.5 TEMA 5 – Mulher e Economia............................................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS .........................................................................................................10
1) INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é analisar um caso de conflito de gênero e de raça, sob as perspectivas de Liderança, Diversidade da Força de Trabalho, Ética, Cultura e Clima Organizacional e Mulher e Economia, nas relações de trabalho.
2) DESENVOLVIMENTO
Este case de gestão pública descreve uma situação ocorrida no setor de Orçamentos, Finanças, e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, colocando em evidência diversos temas relacionados à gestão de organizações.
2.1 ESTUDOS DE CASO:
Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho¹
Elaborado por Ana Paula Pinto Damasceno (2011)
http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60%3Agentileza-ou-assedio-conflitos-de-genero-e-de-raca-nas-relacoes-de-trabalho&catid=15%3Alideranca&Itemid=22
2.2 – Parte I – Descrição dos personagens
Personagem Cargo Qualificação Profissional Características Pessoais
Fernando Chefe titular da área de Orçamentos, Finanças e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas. Não identificado no caso Líder com problema de saúde que exige uma intervenção cirúrgica com um pós-operatório demorado
Carla Substituta do Chefe Possui curso de Especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista Competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas. Assume o desafio de manter em dia as atividades do setor, principalmente os relatórios de fechamento do mês.
Ricardo Promoter da área de Orçamentos. Organizador dos eventos sociais internos (eleito informalmente ) Utiliza as ferramentas de informática com desenvoltura Muito bom em relacionamento interpessoal, tem por hábito contar piadas e apelidar os colegas.
2.3 – Parte II – Resumo (Identificação do Conflito)
Após afastamento do chefe de setor Fernando, sua substituta imediata, Carla, assume o setor quando está sendo instalada uma nova base de dados, contando com o apoio de Ricardo, funcionário querido por todos, que passa a assediá-la com atenção demasiada, trazendo-lhe lanches, doces, acompanhados de olhares e elogios nos primeiros dias, chegando a beijar-lhe à força diante de suas recusas. As investidas foram ficando cada vez mais agressivas, inclusive com injúrias, e Carla, que, atordoada com toda aquela situação e sem saber como proceder, opta pela discrição e nada comenta com ninguém, começou a ter problemas com toda equipe, e, como consequência, o chefe ao voltar, encontrou a equipe toda desestabilizada.
2.4 – Parte III – Apresentação dos Temas Presente no Caso
2.4.1 – Tema 1 – Liderança
Liderança, tema efusivamente pesquisado por pensadores e filósofos ao longo da história, resumidamente, é a habilidade de influenciar pessoas (seus liderados) motivando-as a atingirem objetivos da equipe ou da organização. Onde houver mais de uma pessoa desempenhando determinada tarefa, haverá a necessidade de um líder para que a mesma seja desempenhada dentro do desejado.
A literatura apresenta vários tipos de lideranças. Dentre as quais se podem citar: autocrática, democrática, paternalista, liberal e situacional.
No caso em estudo, a liderança do chefe Fernando é do tipo democrático. Estimula, orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, permitindo que os integrantes possam crescer, suscitando entre eles possíveis sucessores seu. A liderança de Carla é do tipo liberal, dando total liberdade ao grupo, o que fez com que o grupo ficasse perdido e instável em meio a um conflito.
2.4.2 – Tema 2 – Diversidade da força de trabalho
Diversidade da força de trabalho é a inclusão de todas as pessoas em uma equipe, independente de sua raça, sexo, origem geográfica, cultura, estilo de vida, idade, orientação sexual ou deficiência.
No mundo atual, globalizado, a força de trabalho multicultural traz um amplo horizonte de perspectivas sobre questões e desafios. Sua pluralidade enriquecedora, com experiências únicas, leva uma equipe a aceitar desafios e enfrentar situações, encontrando melhores resoluções finais dos mesmos. Essa diversidade se não for bem gerida pode fazer com que a equipe se disperse e trabalhe de forma individualizada.
...