ARMADILHA DE LIQUIDEZ
Ensaios: ARMADILHA DE LIQUIDEZ. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rmag • 17/9/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
ARMADILHA DE LIQUIDEZ
Para entendermos melhor o que ocorre durante este fenômeno, temos que iniciar descrevendo alguns conceitos importantes dentro da economia do Brasil e do mundo.
Liquidez é um conceito financeiro que se refere à facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. O grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor mede a sua liquidez. A liquidez pode ser entendida como a medida de interesse que o mercado tem em negociar esse ativo. A moeda é considerada como o ativo mais líquido, mas é uma reserva de valor imperfeita. Quando há uma elevação geral dos preços da economia (inflação), por exemplo, o valor da moeda cai.
Taxa básica de juros: Corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. É também a taxa a que um banco empresta a outros bancos.
Taxa Selic: É um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária.
Conforme o Banco Central do Brasil o conceito de taxa Selic é a taxa apurada no Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.
...