ATPS ADM ETAPA 03
Trabalho Escolar: ATPS ADM ETAPA 03. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 110495 • 26/10/2014 • 2.652 Palavras (11 Páginas) • 570 Visualizações
ATPS DE ADM – ETAPA 03
- O que você entende por Organização? R: Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades. -
Quais diferenças entre organizações tradicionais e novas organizações
R: Desde a sua primeira definição, na metade do século XVII, a maioria das organizações fundamenta sua estrutura e administração nos pressupostos herdados da física newtoniana, analisando ou entendendo as coisas em partes separadas. Assim, a maioria das empresas conhecidas sofre com o grave problema da compartimentação ou construção de “silos”, que subotimizam o todo e impedem o contato interdepartamental e interfuncional, tornando-as ineficazes, quando é necessário maior dinâmica na coordenação entre as partes separadas, maior rapidez de informação e realimentação por parte de suas estruturas.
Assim, essa organização tradicional, que era vista como sólida e permanente, é substituída por relações de alianças, parcerias, participações e acordos, estabelecidos de acordo com a necessidade, e funcionam, de forma temporária, baseadas em objetivos, políticas e estratégias comuns, trabalho em equipe e na capacidade de persuasão de atores e stakeholders. Para essa organização atual, o mercado pode ser local ou regional, porém a concorrência é global.
São necessários clareza e equilíbrio dos dirigentes e tomadores de decisão quanto à escolha das técnicas e ferramentas destinadas a reestruturar as organizações. Para o autor, dentre as abordagens de mudança que lidam com estrutura e processos, destacam-se a Administração da Qualidade Total, a Reengenharia de Processos e a Aprendizagem. Essas abordagens distinguem-se pela maneira e profundidade com que mapeiam, discutem e analisam os processos organizacionais, o que termina ocasionando mudanças mais ou menos radicais.
Assim, a abordagem da Administração da Qualidade Total dedica uma atenção cuidadosa no entendimento prévio das características dos atuais processos e sugere intervenções incrementais para realizar a melhoria contínua deles. Já a Reengenharia de Processos ignora as características dos processos atuais e privilegia o entendimento dos objetivos fundamentais dos processos para possibilitar o desenho de outros novos e revolucionários.
A Aprendizagem Organizacional examina, cuidadosamente, os processos atuais e suas estruturas básicas, a fim de possibilitar a adaptação deles de modo a apoiar estruturas aperfeiçoadas.
Para Martin (1996), a sobrevivência de uma Organização é afetada pela sua capacidade de aprendizagem, a qual se apresenta como o único modo de colocar a Organização à frente das concorrentes.
Desta maneira, aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes é fundamental, apesar de a informação e de o conhecimento poderem “vazar” ou serem copiados por outras organizações. A sistematização do processo que gera o conhecimento no trabalho diário é que se transforma em principal vantagem competitiva dessa nova era. Assim, “a empresa do futuro será projetada para aprender, constantemente, em todos os níveis, acumular seu aprendizado e utilizá-lo de modo eficaz”.(MARTIN, 1996, p. 28).
O estudo dos processos de uma Organização, de forma sistematizada, pode abrir as suas portas não apenas para a inovação e mudança, mas para novos modelos organizacionais mais leves e fluidos. A constante reavaliação da sua estrutura, processos e mecanismos de controle, torna a Organização cada vez mais autocrítica e competitiva, características indispensáveis para enfrentar as crescentes complexidades atuais.
- Cite as quatro etapas do processo administrativo
R: 1. PLANEJAMENTO
O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.
Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.
Vamos entender melhor essas expressões:
• Oportunidades – são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lo positivamente.
Por exemplo: novas políticas de governo, novos fornecedores, etc.
• Ameaças – são situações externas, atuais ou futuras que, se não evitadas ou eliminadas, podem afetar o negócio.
Por exemplo: concorrência forte, roubos, incêndios, etc.
• Forças – são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o seu negócio, dando-lhe destaque frente aos concorrentes.
Tais como: habilidades de liderança motivacional, reconhecimento, etc. Ou tecnicamente, pode-se considerar: a eficiência dos colaboradores, a credibilidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos. • Fraquezas – são características do administrador que devem ser minimizadas, a fim de evitar influências negativas sobre o desempenho da organização.
Por exemplo: autoritarismo, individualismo, pouca ou nenhuma comunicação com os colaboradores. Tecnicamente podemos sugerir, a pressão dos fornecedores, colaboradores sem compromisso com o negócio.
Elementos de um bom planejamento:
1. Diagnóstico – é o conhecimento exato da realidade presente. Ou seja, o administrador deve analisar a fundo a situação da empresa, para identificar seus problemas, desenvolver estratégias e estabelecer as prioridades.
Para maior precisão, o diagnóstico deve ser sempre:
• Realista (ver as coisas como elas são, sem falsas ilusões);
• Completo (considerando a realidade do negócio e do mercado no qual atua).
2. Objetivos definidos - são os resultados que o administrador se propõe a alcançar, num determinado período.
Tais objetivos podem ser:
• De curto prazo
...