Artigo Cientifico
Dissertações: Artigo Cientifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sined • 24/10/2014 • 5.358 Palavras (22 Páginas) • 263 Visualizações
JOMAR CHANDOHA DE MELLO
Artigo científico apresentado em cumprimento as exigências para obtenção do título de Especialista em Marketing, Comunicação e Vendas no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Orientador: Prof. Dr. Luis Artur Bernardes da Rosa
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Metodologia 5
3. Resultados e discussão 5
3.1 Evolução do movimento brasileiro de incubadoras 7
3.2 Evolução do movimento paranaense de Incubadoras 8
3.3 Distribuição regional das incubadoras no Brasil 9
3.4 Fases do processo de incubação 10
3.5 Modalidade e categoria de incubação 11
3.6 Etapas de incubação de empresas de economia solidária 12
3.7 Classificação das incubadoras 13
3.8 Descrição da classificação das incubadoras 14
3.9 Incubadoras X empregos gerados 15
3.10 Casos bem sucedidos de incubadoras no Paraná 16
3.11 Estudo de Caso INTES – Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados 17
4. Conclusão 20
5. Considerações finais 21
6. Referências 22
MELLO, Jomar Chandoha de. Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados: O caso da INTES-UEL.
Resumo
As incubadoras de empresas passaram a exercer um papel importante na economia brasileira. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre as incubadoras de empresas e sua situação atual e estudar a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais Sustentados – INTES-UEL, em Londrina, PR. A metodologia de pesquisa utilizada ocorreu em duas fases: a primeira teve como base uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, internet e trabalhos científicos, a segunda constituiu-se de um estudo de caso sobre a INTES-UEL. Os resultados apresentam o papel de uma incubadora de empresas, os benefícios de uma empresa passar pelo processo de incubação, o surgimento e evolução das incubadoras no Brasil, no Paraná e na região de Londrina. Apresenta, ainda, as fases do processo de incubação, distribuição regional, regime de incubação e classificação das incubadoras. No estudo de caso, observou-se que a INTES atende grupos que tenham interesse em gerar renda, baseando-se principalmente em alguns princípios de solidariedade, como cooperação e divisão igualitária de renda e do trabalho.
Palavras-chave: Incubadoras de empresas; Associativismo; Cooperativismo, Economia solidária.
ABSTRACT: Business incubators began to play an important role in the Brazilian economy. The objective of this project was to conduct a study on business incubators and their current situation and study the Technology Incubator for Social Entrepreneurship Sustained - INTES-UEL, Londrina, PR. The research methodology used in two steps: the first was based on a literature search of books, magazines, internet and scientific works, the second consisted of a case study on the INTES-UEL. The results show the role of a business incubator, the benefits of a company going through the incubation process, the emergence and development of incubators in Brazil, Paraná, and in the region of Londrina. It also presents the stages of incubation, regional distribution, and classification of incubators. In the case study, we observed that INTES serves groups that are interested in generating income, based mainly on some principles of solidarity, as cooperation and equal division of income and employment.
KEY-WORDS: Business incubators; Associations, Cooperatives, Social economy.
Introdução
Este trabalho procura apresentar a importância das Incubadoras de empresas, para pequenas Cooperativas e Associações de Londrina e Região. Muito ainda precisa ser feito para que o sonho de muitas pessoas se realize, uns pela vontade e outros pela necessidade de serem empreendedores em nosso país.
Analisando dados da Associação Brasileira de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - ANPROTEC (2002), os principais objetivos das incubadoras de empresas brasileiras são Incentivo ao empreendedorismo (88%), o desenvolvimento econômico regional (72%), o desenvolvimento tecnológico (70%), a geração de empregos (61%), a diversificação da economia regional (48%) e o lucro (32%).
Em entrevista a revista Locus nº 51 Jan/2008, Ozires Silva disse: “Nos Estados Unidos os jovens são treinados a empreender. Eles chegam ao mercado de trabalho não pensando em conseguir um emprego, como os jovens brasileiros. Antes mesmo de pensar em emprego eles já estão pensando em montar um negócio próprio”.
A escola Interamérica Fundamental de Goiânia, GO, e o Colégio Adventista de Campo Limpo, São Paulo, já enxergaram a importância do empreendedorismo e implantaram a disciplina em sua grade curricular (Catho – Carreira e Sucesso, 2009). Estas ações têm como objetivo estimular nos jovens o espírito do empreendedorismo, buscando uma integração com o mundo dos negócios.
Segundo dados do Sebrae Nacional (2007) o percentual de empresas brasileiras de pequeno porte que sobrevivem pelo menos dois anos, passou de 50,6% em 2002 para 78% em 2005, ou seja, a taxa de sobrevivência aumentou 27,4%. Conforme esta pesquisa pode-se atribuir esse resultado, da diminuição da taxa de mortalidade das empresas brasileiras, a dois fatores importantes: maior qualidade empresarial e melhoria do ambiente econômico.
Segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), em 2009 foram abertas no estado 56.023 empresas e, neste mesmo período, foram fechadas 20.246, ou seja,
...