Atividade 1
Por: pamelalimachaves • 11/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 864 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Conforme conteúdo referencial da unidade, o conhecimento explícito, é aquele que pode ser transmitido por meio de linguagem formal, e transmitido de forma fácil para todos os envolvidos. Portanto à este conhecimento cabe a parte do texto que menciona a primeira fase: "...primeira fase, são utilizadas; planilhas formalizadas, textos explicativos, desenhos, diagramas, e algumas formulas, como também uma base de dados, e algumas publicações.", pois nela está exposta que foi utilizado um material formal e único a todos os participantes.
O conhecimento tácito, é aquele que pode ser transmitido principalmente a partir do exemplo e da convivência, por estar profundamente enraizado na ação. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual. Podemos visualizar este conhecimento a segunda fase mencionada no texto: "...segunda fase, um especialista disserta sobre informações subjetivas e não formalizadas, que adquiriu ao longo do seu trabalho, conhecimento este, associado e inerente às suas habilidades.", pois neste trecho vemos claramente que os conhecimentos transmitidos pelo especialista ultrapassavam as limitações de um material pronto, e demonstrava exemplos reais vivenciados em seu cotidiano
As organizações que buscam a valorização no mercado e um diferencial competitivo necessita de informações como estratégias e para isso se faz necessário implantar um modelo de gestão da informação associado a um elaborado modelo de gestão do conhecimento. De acordo com o texto citado no fórum enfatiza os fatores na gestão do conhecimento que faz com que a organização possui as estratégias de conhecimento que são eles: Explicito e tácito.
Quando o texto cita a primeira fase e os métodos utilizados podemos afirmar que refere-se ao conhecimento explícito que transmite por meio de linguagem formal, e é transmitido de forma fácil para todos os envolvidos, a teoria e execução dos processos, uma breve explicação e demonstração.
Quando o texto cita a segunda fase, podemos afirmar que refere-se ao conhecimento tácito que pode ser transferido a partir do exemplo de convivência por estar profundamente enraizado na ação. É o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual. Quem está afrente dessa ação consegue passar as informações com credibilidade pois suas experiências adquiridas transmitem conhecimento e domínio do assunto abordado.
A crise econômica mundial faz com que o Brasil se preocupe com sua posição atual, no qual prevalece uma desconfortável situação, pois os estrangeiros diretos estão sendo afetados e a tendência é que deixam de investir. Com a crise os países buscam novos investimentos que têm como proposito custo x benefício, com custo de produção menores e o retorno financeiro acessível que mantenham a rentabilidade com uma margem positiva. Com isso o Brasil afeta e compromete seu crescimento pois os investidores deixam de investir.
Conforme material apresentado podemos afirmar que os pontos abaixo pode fazer o Brasil superar parcialmente a crise:
- Diminuir barreiras tributárias para os investidores estrangeiros diretos, oferecendo incentivos fiscais e reduzindo o custo de produção;
- Ter uma política pública que forneça um apoio maior à quem deseja investir no Brasil;
- Qualificação da mão-de-obra oferecida pelo País para reduzir custos durante o processo produtivo com preço justo, e assim otimizar os processos de produção para exportação;
- Incorporação de novos recursos tecnológicos no processo de produção no país para oferecer vantagens competitivas.
O ideal é que o Brasil passe por uma reestruturação da política, uma auditoria nos processos de cada projeto divulgado à população, um controle nos gastos públicos e acabar a corrupção, assim pode-se unir as forças para manter os investimentos e inovar em novos métodos para melhorar a economia ao invés de se usar os esforços em escândalos e corrupções que prejudicam a imagem e os investimentos em nossa economia.
...