Colão
Ensaios: Colão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AndeSousa • 26/3/2015 • 607 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
01 - Explique a oposição entre contigência e liberdade. Por que a contigencia ou o acaso parece escluir a liberdade?
Resp. Contingência significa "eventualidade" ou seja possibilidade de que algo se realize ou não, já a liberdade já é um direito nosso adquirido desde o nosso nascimento. A contingência exclui a liberdade porque tem que ter uma condição ou seja uma eventualidade.
02 - Explique a concepção aristoticas de liberdade?
(...)A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco(...) Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo o principio para agir, isto é, aquele que é a causa interna de sua ação ou da sua decisão de não agir. A liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada.(...) Assim na concepção aristotélica, a liberdade é o principio para "escolher entre alternativas possíveis", realizando-se como decisão e ato voluntário.Contrariamente ao necessário ou à necessidade, sob a qual o agente sofre a ação de uma causa externa que o obriga a agir sempre de uma determinada maneira, no ato voluntário livre o agente é a causa de si, isto é, causa integral de sua ação.(...)
Sartre levou essa concepção ao ponto limite.Para ele, a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sob o poder de forças externas mais poderosas que nossa vontade, esse julgamento é uma decisão livre, pois outros homens, nas mesmas circunstâncias, não se curvaram nem se resignaram.
Em outras palavras, conformar-se ou resignar-se é uma decisão livre, tanto quanto não se resignar nem se conformar, lutando contra as circunstâncias.
03 - Explique como espenosa define a liberdade humana?
04 - Como Hegel explica o surgimento historico da figura do inddividuo livre?
Resp. Ele diferencia o "ser em si", que é quando não raciocinamos, quando nos deixamos ser e agir sem a razão, do "ser para si", que é o sujeito racional, capaz de se conhecer e de entender que o Todo é Absoluto e tudo está interligado, e que "só o racional é real".
05 - Explique a oposição entre nessecidade. Por que a fatalidade parece a liberdade?
Porque o homem, a cada dia, se vê mais preso a necessidade, isso é decorrente do sistema capitalista, por exemplo, um homem para sustentar sua família, nesse sistema, precisa trabalhar em média oito horas por dia. Ele é obrigado a seguir isso, do contrário, ele não poderá comprar bens materiais, por exemplo. Excluindo a sua liberdade, onde, nessas oito horas que ele passa trabalhando, ele poderia estar conhecendo lugares novos e pessoas novas.
06 - Explique por que mem a nessecidade nem a contigencia empedem realmente a liberdade.
Porque sempre é possível tomar decisões, ter atitudes diversificadas, assumir comportamentos, fazer escolhas - independente do grau de liberdade que um indivíduo tem.
07 - Explique como os Estocios e Hegel dependem da liberdade humana?
Para os estoicos liberdade é estar
...