Dilma protegerá Brasil de guerra cambial
Resenha: Dilma protegerá Brasil de guerra cambial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regimiro • 24/5/2013 • Resenha • 298 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
Dilma protegerá Brasil de guerra cambial
Somos uma economia soberana. Tomaremos todas as medidas para nos proteger", disse Dilma -
Ela voltou a criticar política de países desenvolvidos para estancar crise. Dilma se reúne nesta segunda (5) com chanceler alemã, Angela Merkel.
Em visita à Alemanha, a presidente Dilma Rousseff voltou a criticar nesta segunda-feira (5) a “política monetária expansionista” dos países desenvolvidos e disse que a “massa monetária” produzida gera “bolha” e “especulação”. Ela disse que Brasil tomará “todas as medidas” para se proteger.
“Eu reconheço que [a política cambial] é um mecanismo de defesa, mas você ganha tempo só. O que o Brasil quer mostrar é que está em andamento uma forma concorrencial de proteção de mercado que é o câmbio, uma forma artificial de proteção do mercado. [...] Somos uma economia soberana. Tomaremos todas as medidas para nos proteger”, afirmou a presidente a jornalistas em Hannover, no lobby do hotel Luisenhof.
Perguntada sobre quais medidas poderiam ser tomadas, ela citou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras de (IOF), anunciado na semana passada, para reduzir a entrada de dólares no país.
A presidente voltou a afirmar também que as políticas cambiais geram um efeito “extremamente nocivo” sobre as economias emergentes, como o Brasil, ao “desvalorizar de forma artificial as moedas”.
“Eu acho que uma coisa importante é que os países desenvolvidos não só façam políticas expansionistas monetárias, mas façam políticas de expansão do investimento. Porque o investimento não só melhora a demanda interna, mas abre também a demanda externa para os nossos produtos.”.
COMENTÁRIO:
Tudo indica que Dilma deve tomar medidas mais sérias. Até agora com essa guerra, nossa moeda supervalorizou, com isso as importações ficam mais baratas e as exportações mais caras. O perigo que já começou é a desindustrialização. A continuar assim a China vai acabar com nossa indústria.
...