Dois Tipos De Politicas
Trabalho Escolar: Dois Tipos De Politicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josias21 • 28/4/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 628 Visualizações
Política interna
Numa concepção geral, a política refere-se à arte e a ciência de uma organização ou nação. Quando a política é aplicada aos assuntos internos de um país, ela é considerada “política interna”. Num estado democrático, a política é exercida pelos cidadãos por meio do voto, da militância e na participação dos projetos da nação, seja na sua elaboração, na aceitação e implementação.
A política influencia em primeiro plano no pensamento e nos acontecimentos do indivíduo dentro de seu território, portanto a política local (interna) mantida pelo estado e sociedade define o nível de importância e capacidade de sua função para cada cidadão.
Política externa
Política externa é um conjunto de posturas e objetivos elaborado pelo estado para que esse obtenha êxito nas suas relações com outros países,pois todo pais precisa se relacionar com outros estados e com instituições estrangeiras, seja por motivos econômicos sociais culturais e diplomático. De modo geral, a política externa é planejada estudando todos os tópicos de uma relação bilateral ou multilateral entre nações, partindo de um determinado Estado, visa proteger os interesses da nação, a sua segurança e seus interesses comerciais e econômicos. A política externa está relacionada com a cooperação internacional, acordos políticos e comerciais em nível internacional e com casos de conflito.
Nos dias atuais, além de questões bélicas (referente a guerra), a política externa se aprofunda nas questões da política econômica, principalmente na busca do equilíbrio comercial com as demais nações e no equilíbrio do balanço de pagamentos. A política externa, considerando a política econômica como tópico de seu planejamento, visa proteger setores estratégicos de sua economia perante a concorrência externa e estimular parcerias comerciais com as iniciativas estrangeiras.
No Brasil, existe o Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, criado a partir da necessidade do fortalecimento da participação do cidadão na gestão democrática da política externa relacionada aos direitos humanos. Essa necessidade surgiu da opinião e observação de organizações da sociedade civil e de instituições estatais.
...