Déficit Público
Ensaio: Déficit Público. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: terranova367 • 23/7/2013 • Ensaio • 376 Palavras (2 Páginas) • 512 Visualizações
1: O que é Déficit Público?
R: O déficit público ocorre quando o valor das despesas de um governo é maior que suas receitas. Valor que o Governo gasta acima do que arrecada durante um período de tempo.
2: Quais são os principais instrumentos de cobertura de um déficit público?
R: Pode ser financiado de duas maneiras: pela emissão de moeda ou pela emissão de títulos públicos.
3: Como o governo consegue convencer investidores a “emprestar” dinheiro a ele?
R: Com a emissão de títulos públicos. Ao emitir um título público, o governo toma recursos emprestados da sociedade. Para convencer potenciais investidores a direcionar seus recursos para a compra de títulos, o governo promete pagar um prêmio ao potencial investidor. Esse prêmio é o pagamento de uma taxa de juros.
4: Por que o governo tem uma dívida tão elevada?
R: Em função da exagerada elevada taxa de juros. Com o juro alto, a Dívida Interna do Governo cresce mais rapidamente, obrigando-o a pagar uma quantidade maior de juros aos credores e dificultando ainda mais a eliminação do Déficit Público.
5: Por que a taxa de juros praticada no Brasil é tão elevada?
R: Os tradicionais culpados são o Déficit Público e a elevada dívida pública. Alguns fatores para a elevada taxa de juros são: a redução eficácia da política monetária, a convenção a favor do conservadorismo na política monetária, a fragilidade das contas públicas.
6: Quais são as conseqüências sobre a sociedade de uma taxa de juros tão elevada?
R: Algumas conseqüências são: torna o crédito mais caro, inibindo desta maneira não apenas o consumo mas também o investimento produtivo; o crescimento da renda do emprego fica prejudicado; há redução de investimentos em obras de melhoria em infraestrutura.
7: Com relação às contas públicas, qual a diferença entre resultado primário e resultado nominal?
R: Resultado primário é definido pela diferença entre receitas e despesas do governo, excluindo-se da conta as receitas e despesas com juros. Caso essa diferença seja positiva, tem-se um “superávit primário”; caso seja negativa, tem-se um “déficit primário”. A função primordial do resultado primário das contas públicas é gerar recursos para pagar a dívida do governo e manter a solvência do setor público ao longo do tempo.
Resultado Nominal é a diferença de todas as receitas arrecadadas e todas as despesas arrecadadas incluindo os juros.
...