ECONOMIA (MACROECONOMIA)
Ensaios: ECONOMIA (MACROECONOMIA). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcioeberle • 26/6/2013 • 342 Palavras (2 Páginas) • 3.580 Visualizações
1) Qual é a condição de equilíbrio e quais são as variáveis macroeconômicas determinadas?
a) No mercado de bens e serviços:
A condição de equilíbrio é a igualdade entre oferta e procura de bens e serviços, e suas variáveis são: consumo, poupança, investimentos, preços, importação e exportação.
b) No mercado monetário:
A condição de equilíbrio é a igualdade entre oferta e procura de moeda, e suas variáveis são: taxa de juros e reserva de moeda.
2) Resuma os instrumentos de política econômica:
Política fiscal é um cconjunto de medidas do governo para arrecadar receitas e realizar despesas garantindo a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos, com o objetivo maior de promover o crescimento econômico sustentado com baixo desemprego e estabilidade de preços, assegurar a distribuição equitativa da renda e o fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado.
Política monetária é o controle da oferta de moeda na economia, ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros são utilizados instrumentos como: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.
Política cambial é a relação comercial e financeira entre um país e os demais países, na administração das taxas de câmbio e controle das operações cambiais, tendo como objetivo central o mercado externo, no sentido de manter equilibrado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais este mantenha relações de troca.
Política comercial é o instrumento de incentivo às exportações e o não incentivo às importações. É uma política governamental que rege o comércio com outros países, tratando das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação, restrições voluntárias à exportação, restrições à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional.
Política de rendimentos é a intervenção do governo na formação do rendimento, como salários, alugueis e arrendamentos com o controle e congelamento de preços.
...