Economia
Dissertações: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raquelstraceione • 5/12/2013 • 490 Palavras (2 Páginas) • 1.110 Visualizações
1. Diferencie crescimento econômico de desenvolvimento econômico.
Crescimento econômico: é o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo.
Desenvolvimento econômico: é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.
2. De acordo com Rostow, quais são os estágios de desenvolvimentos de uma economia?
Sociedade Tradicional: com pouca tecnologia e baixa renda per capita.
Pré-requisitos para a arrancada: são criadas a partir de mudanças econômicas e não econômicas. Ocorre um aumento da taxa de acumulação de capital em ralação a taxa de crescimento demográfico. Ocorre uma melhoria na mão de obra, um aumento há produtividade agrícola. Durante esse período há grandes investimentos de infraestrutura básica.
Arrancada (Take-oof): o crescimento contínuo de institucionaliza na sociedade. A taxa de investimento líquida se eleva de 5% para mais de 10% da renda nacional. Surgem novos segmentos de consumo duráveis. Uma estrutura política social e institucional favorável ao crescimento econômico.
Crescimento auto-sustentável: a moderna tecnologia se estende aos setores líderes, que impulsionaram a arrancada. Tendo habilidade tecnológica e empresarial para produzir qualquer coisa.
Idade do consumo de massa: os setores líderes se voltam para a produção de bens de consumo duráveis de alta tecnologia e serviços. O principal objetivo de consumo dos trabalhadores são os automóveis e computadores. A economia expressa um desejo de destinar recursos de bem-estar e seguridade social.
3. Quais são as fontes de crescimento econômico?
Aumento na força de trabalho: (quantidade de mão-de-obra), derivado do crescimento demográfico e da imigração;
Aumento do estoque de capital: ou de capacidade produtiva;
Melhoria na qualidade da mão-de-obra: com programas de educação, treinamento e especialização;
Melhoria tecnológica: que aumenta a eficiência na utilização do estoque de capital;
Eficiência organizacional: eficiência na forma como os insumos interagem.
Capital humano: ele é o valor do ganho de renda potencial incorporado nos indivíduos e inclui a habilidade inerente à pessoa, o talento, assim como a educação e as habilidades adquiridas.
4. Dada a relação produto-capital da economia, mostre qual seria o efeito de uma aumento da taxa de poupança (ou propensão a poupar) sobre a taxa de crescimento do produto real.
A taxa de poupança é a parcela da renda nacional y não consumida (também chamada propensão média a poupar). Representa a fonte de financiamento do investimento.
A relação produto-capital representa quantas unidades do produto podem ser produzidos por uma unidade de capital. Se tivermos, por exemplo, uma taxa de poupança de 20% e relação produto-capital de 0,3, a taxa de crescimento será:
Y´= 0,2 x 0,3= 0,06
Isso
...