Elitismo
Trabalho Escolar: Elitismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviopsilva • 23/10/2013 • 269 Palavras (2 Páginas) • 495 Visualizações
De acordo com Adriano Cerqueira, em Teoria Política, o elitismo é marcado pela presença de uma política exercida por uma minoria dominante. Esta minoria consegue chegar ao poder através de sua capacidade de organização em relação aos demais.
Segundo Pareto, um dos pensadores elitistas,a elite é composta de todos os indivíduos que apresentarem um grau máximo de capacidade em determinada função, estes estarão efetivamente no poder. Acrescentando a conclusão de Mosca, outro autor da época, além de o individuo se sobressair em relação ao outro, é importante que estes também sejam organizados para que suas ações sejam bem elaboradas e coordenadas.
Baseando em Schumpeter, os pluralistas defendiam um modelo de política com regras aplicáveis para assegurar a competição,para todos aqueles que quisessem participar da política. Seguindo este raciocínio Robert Dahl acrescenta a este modelo a poliarquia, pois esta seria uma maneira de ampliar a política e garantir o direito de contestação publica caso as decisões do governo afete os cidadãos de forma negativa.
Diante do que vimos contrário ao elitismo onde o direito de governo está na mãos de poucos,pois somente alguns nascem com habilidades e virtudes conseguindo se organizar de maneira a chegar a ser uma elite governante; o pluralismo defende uma democracia aplicável,onde é preciso assegurar regras justas de interação política,para que se tenha um governo representativo, de modo que os ideais de politica e soberania popular sejam respeitados, garantindo assim uma eleição competitiva e justa diante das regras.
Referências: CERQUEIRA, Adriano Sérgio Lopes da Gama.Teoria Política.Ouro Preto: UFOP, 2009. p.53-60
http://164.41.147.200/ensino/introducao_a_ciencia_politica/16_Carlos_Pio_&_Mauro_Porto_elitistas_pluralistas_marxistas.pdf
...