Evasão Escolar
Ensaios: Evasão Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizaRegino • 26/5/2014 • 321 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Educação em outros países
Uma pesquisa feita pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), mostrou que o Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking global de qualidade de educação comparando entre 40 países.
E nesse ranking quem ficou em primeiro lugar foi a Finlândia, seguida por Coréia do Sul e de Hong Kong. Esse ranking foi dividido em cinco grandes grupos de acordo com o resultado. O Brasil e mais seis países (Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia), foram incluídos como as piores educações do mundo. Os resultados vieram a partir de um teste feito por estudantes entre 2006 e 2010. Os critérios como a quantidade de alunos que entram em faculdades também foi avaliada. A cada três ou quatro anos são feitos esses testes nas áreas como a matemática, ciências e habilidades linguísticas, mas o objetivo é mostrar uma visão multidimensional do desempenho escolar nesses países. Analisando os sistemas educacionais bem-sucedidos vimos que o investimento é muito importante, ai vem o bom desempenho das nações asiáticas no ranking.
Veremos porque a Finlândia mereceu o primeiro lugar no ranking:
1- Todas as crianças têm direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho de pobre ou de rico.
2- Todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também comida.
3- Os professores são extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados.
4- As crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.
5- Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.
6- Os alunos são instados a falar mais que os professores nas salas de aula. (Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)
Enquanto a Educação não for prioridade aqui no Brasil, vamos continuar vendo esses resultados. Enquanto nossos políticos passam minutos para aprovar o aumento indecente de seus próprios salários, o país vai de mal a pior.
Ranking Pearson – (EIU)
1. Finlândia
2. Coreia do Sul
3. Hong Kong
4. Japão
5. Cingapura
6. Grã-Bretanha
7. Holanda
8. Nova Zelândia
9. Suíça
10. Canadá
11. Irlanda
12. Dinamarca
13. Austrália
14. Polônia
15. Alemanha
16. Bélgica
17. Estados Unidos
18. Hungria
19. Eslováquia
20. Rússia
21. Suécia
22. República
...