TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio história do brasil conteporâneo

Por:   •  4/6/2017  •  Exam  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

1a Questão Atenda ao que é pedido a seguir.

  1.  Durante o governo de D. João VI, a chamada Banda Oriental (atual Uruguai) foi incorporada ao Brasil. A região era motivo de disputa entre Portugal e Espanha desde o Período colonial e continuou a ser uma área de tensão na política internacional de D. Pedro I. Com a independência do Brasil, em 1822, houve rupturas de natureza político-sociais nessa região: parte das lideranças permaneceram leias à corte de Lisboa, outra parte aderiu a D. Pedro I e outros grupos eram insuflados pelo governo de Buenos Aires a aderir à república argentina. Isso acabou por desencadear um conflito bélico do Brasil contra a Argentina em dezembro de 1825. Esse, dentre outros fatores históricos coetâneos (da mesma época) acabaram por contribuir para a abdicação de D. Pedro I, em 1831. Como se denominaram, respectivamente, esta província e a guerra citada? Marque com um “X” a única alternativa correta:

 

(     )

Província do Rio Grande do Sul e Guerra da Cisplatina

(     )

Província do Rio Grande do Sul e Guerra de Santo Amaro

(     )

Província de Santo Amaro e Guerra da Cisplatina

(  x  )

Província Cisplatina e Guerra da Cisplatina

(     )

Província da Cisplatina e Guerra de Santo Amaro

  1.  Como era de se esperar, o fechamento da Assembléia Constituinte de 1823 e a outorga constitucional que D. Pedro I impôs ao Parlamento não foram bem aceitos na maior parte do império. Um dos homens mais notáveis dessa época e que se insurgia contra esse estado de coisas se chamava Joaquim do Amor Divino Caneca, um frei pernambucano, que outrora participara da Revolução de 1817. Frei Caneca e muitos outros ex-portugueses (agora brasileiros) sublevados, inconformados com o descumprimento da agenda política que D. Pedro I perpetrou, proclamaram a sua sublevação em Pernambuco contra a tirania do imperador. Escolha a única alternativa seguir que está correta (marque com um “X”):

(     )

Este movimento denominou-se a Revolta dos Balaios

(     )

Este movimento denominou-se a Revolta Sabinada

(     )

Este movimento denominou-se a Revolução Farroupilha

(     )

Este movimento denominou-se a Cabanagem

(  x  )

Este movimento denominou-se a Confederação do Equador

2a Questão  Depois de um período conturbado de Assembleia Constituinte, em 1823, em que D. Pedro I até a dissolveu (12 de novembro de 1823), perseguiu e prendeu vários de seus deputados, temendo exacerbação de ânimos e um reforço no anseio de cercear os seus poderes, decidiu ele mesmo elaborar e entregar ao reino brasileiro a sua primeira Carta Magna, em 25 de . março de 1824. Diante disso, preencha com V, se for verdadeira e com F, se for falsa cada uma das assertivas que se seguem:

( f )

A primeira constituição brasileira foi outorgada, previa o regime de governo monárquico, a tripartição dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e a introdução do chamado “quarto poder”, O Moderador (do imperador); forma de estado confederativo, subdividido em unidades confederativas com autonomia, voto indireto e decretava a abolição da escravatura,

( f   )

A primeira constituição brasileira foi promulgada, previa o regime de governo monárquico, a tripartição dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e a introdução do chamado “quarto poder”, O Moderador (do imperador); forma de estado unitário, subdividido em províncias sem autonomia, voto indireto e mantinha a escravatura.

(  v )

A primeira constituição brasileira foi outorgada, previa o regime de governo monárquico, a tripartição dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e a introdução do chamado “quarto poder”, O Moderador (do imperador); forma de estado unitário, subdividido em províncias sem autonomia, voto indireto e mantinha a escravatura.

(  f )

A primeira constituição brasileira foi outorgada, previa o regime de governo monárquico, a tripartição dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), forma de estado unitário, subdividido em províncias sem autonomia, voto indireto e mantinha a escravatura.

(f  )

A primeira constituição brasileira foi promulgada, previa o regime de governo monárquico, a tripartição dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), forma de estado unitário, subdividido em províncias sem autonomia, voto indireto e mantinha a escravatura.

3a Questão No final do período do Brasil Colônia, a agitação política e as repercussões na economia dessa importante colônia portuguesa tiveram nos movimentos liberais europeus a sua fonte de inspiração e até de desencadeamento. Os tópicos a seguir tanto exploram alguns desses episódios, que de forma sutil foram tributários para a formação de alguns conceitos da atualidade geopolítica brasileira, também explorados a seguir. Desse modo, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda da maneira mais adequada (pode não haver correspondência):

1. Os campos do Poder

(  2    )

Regime representativo (voto aberto para maiores de 21 anos e alfabetizados), separação da Igreja do Estado (casamento civil e administração dos cemitérios – Estado Laico) e Federalismo como forma de Estado.

2. Constituição republicana de 1891.

(   3   )

Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas)

3. Domínios em Portugal e nas colônias confiscados pelo decreto pombalino de 1759.

(    6  )

Lucas Dantas de Amorim Torres

4. Encilhamento

(   1   )

Econômico, militar, psicossocial, científico-tecnológico e político.

5. Características da chamada “Sociedade da Informação”.

(    4  )

Medida econômica instituída no Governo Floriano, pelo Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, que incentivava o crédito e à atividade econômica.

6. Conjuração Baiana (1799)

(    5  )

Fim do emprego, terceirização e globalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com