FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Pesquisas Acadêmicas: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igarapemiri • 8/11/2014 • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL E DA RELAÇÃO ENTRE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.
Na visão do nosso grupo, um Educador Social trata-se de um profissional da área social pouco conhecido. Ele tem um papel fundamental para a sociedade, principalmente através das políticas sociais de um País. É um profissional que tem a capacidade de agir em diversas áreas da população, pois, ele tem em seu currículo uma experiência de educação e intervenção sobre a sociedade e múltiplas situações acumuladas através da sua profissão de Educador Social. "Segundo Haro Andrés Escarbajal de;" La Educacíon Social em Marcha", Nau Llisbres Valencia, 1998: A Educação Social é orientada para a polivalência de modo a dar respostas ajustadas e compreensivas aos problemas sociais, e de contribuir para a sua melhoria."
O Educador Social é um profissional que trabalha em prol da sociedade; auxiliando, orientando, intervindo para a melhoria do seu bem estar e motivando emancipação e autonomia para com os usuários atendidos. A maior demanda do educador está na questão da família, pois trabalhará problemas relacionados com drogas, alcoolismo, sexualidade e vulnerabilidade.
O relacionamento do educador junto à política é muito necessitado, pois para que o educador possa atuar no desenvolvimento pessoal de um usuário é preciso que o estado apóie e disponibilize verba para expandir projetos sociais, pois a relação do educador com o estado é de parceria através da política social; para que o trabalho por fim seja realizado. Ao educador social e ao profissional que atua na Educação social, é importante que se desenvolva sempre, de forma cada vez mais aprimorada a consciência do que realmente se quer é transformar realidades. Estar empenhado nas políticas sociais que visem melhoria da qualidade de vida da população carente deixando-os cientes dos seus direitos. Não basta mudar por mudar, sem uma fundamentação que signifique, dignifique e mantenha a mudança. É preciso estar alerta para o fato de que nem sempre a mudança é sinal de progresso e que, por sua vez, o progresso nem sempre é sinônimo de desenvolvimento do bem-estar social.
NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL, PARA UM PROFISSIONAL QUE ATUA NESTA ÁREA, O QUE É POLÍTICA?
1- POLITICA é arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. É a liberdade de se expressar e de ter uma opinião.
2- POLITICA é derivado do grego antigo (política), que indicava todos os procedimentos relativo à polis, ou cidade-estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado, quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
3-POLITICA denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de
nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa).
4- POLITICA denomina-se a política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente pelo povo.
Para o Assistente Social a política refere-se há várias formas de intervenção e regulamentação do Estado sobre as questões sociais do País. Através de movimentos sociais que dão visibilidade das diversas situações que ocorrem publicamente, com objetivos de conscientizar as demandas dos cidadãos. De acordo com a Legislação a "Assistência tornou-se uma política de responsabilidade do Estado, direito do cidadão e, portanto, uma política estratégica no combate à pobreza e para a constituição da cidadania das classes subalternas." A Assistência Social é considerada uma política de seguridade social. Na visão do Assistente Social as políticas sociais e públicas andam juntas para um melhor desempenho na área social do País, com certas atuações dentro do poder político visando acima de tudo uma melhoria à população.
Para um profissional de serviço social, política significa ação coletiva que tem por função positivar direitos sociais demandados pela sociedade e previstos nas leis. Os direitos declarados e garantidos nas leis só têm aplicabilidade por meio de políticas públicas correspondentes, as quais se operacionalizam mediante programas, projetos e serviços. Para que o profissional de serviço social amplie suas atividades de trabalho é preciso que haja uma política pública, social que forneça a devida estrutura e sustentação, para que assim o assistente social possa fazer acontecer diante da realidade posta; deverá fazer interface, trabalhar articuladamente com as demais políticas, como a da saúde, do emprego, da educação e habitação, pois assim realiza a proteção social de forma organizada e comprometida com os direitos dos cidadãos.
Consequentemente, para um profissional de serviço social na sua atuação diária é importante que considere assistência social uma política pública para que o usuário tenha acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios propostos que ela oferece. O profissional tem o dever de possibilitar diversos meios para que os seus usuários tenham seus interesses e necessidades atendidas
...