Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas
Por: MILLENANERD • 16/6/2019 • Monografia • 3.357 Palavras (14 Páginas) • 318 Visualizações
Instituto Educacional Santo Agostinho[pic 1] Faculdades de Ciências Exatas e Tecnológicas - FACET Curso de Engenharia Civil |
Andressa Neves Lemos
Karoliny Alves Barbosa
Raissa Ludmila Marques Silva
Renato Mendes Lafetá
Thallis Rossiny Marques Ferreira
Casa Sustentável: Os benefícios proporcionados pelo telhado
verde
MONTES CLAROS – MG
2017
Andressa Neves Lemos
Karoliny Alves Barbosa
Raissa Ludmila Marques Silva
Renato Mendes Lafetá
Thallis Rossiny Marques Ferreira
Casa Sustentável: Os benefícios proporcionados pelo Telhado
verde
Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina Metodologia Científica, ministrada pela profa. Me. Isabela Dias Moraes, do curso de Engenharia Civil das Faculdades de Ciência Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho.
MONTES CLAROS-MG
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
1.1 Justificativa 05
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL 06
2.2 Objetivos específicos 06
3 REFERENCIAL TEÓRICO 07
3.1 Construção sustentável 07
3.2 Telhado verde 08
3.2.1 Características do telhado verde 09
2.2.2 Estrutura do telhado verde 10
3.3 Vantagens e desvantagens 11
4 MATERIAIS E MÉTODOS 14
5 RESULTADOS ESPERADOS 15
6 CRONOGRAMA 16
7 ORÇAMENTO 17
REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICAS 18
1 INTRODUÇÃO
O tema sustentabilidade está cada vez mais presente no setor da construção civil. Mas como a sustentabilidade pode trazer benefícios ao meio ambiente e todos a sua volta? Com os problemas ambientais que vem aparecendo no mundo, a crise hídrica e o uso em excesso e sem consciência dos recursos naturais, a sustentabilidade entra como uma medida de amenizar esses impactos negativos e tentar salvar o planeta, já que a sustentabilidade visa suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer as futuras.
O setor da construção civil é um dos principais setores de crescimento e economia do Brasil. Desde meados da década de 2000, a maior parte da população se encontra na área urbana. Com isso surgiu a extrema necessidade de construir casas, edifícios e cidades. Como consequência aumentou drasticamente o desmatamento e o processo de urbanização acarretou diversos problemas, entre eles problemas climáticos.
Com o número de áreas verdes reduzidos, foi sentido um impacto negativo muito grande no clima, já que as áreas verdes proporcionam um clima mais ameno e estável. Então houve um aumento da temperatura. Assim, soluções vêm sendo estudadas e colocadas em prática na busca de amenizar tais impactos.
A construção de telhados verdes se torna uma medida que proporciona muitos benefícios ao meio ambiente. Essa cobertura, que além de beleza a obra, traz também benefícios como: estabilidade térmica, redução da ilha de calor, redução do uso de energia, possibilita a captação e reutilização da agua de chuvas, etc. Diante disso, este projeto tem por objetivo, analisar as vantagens e desvantagens provenientes da utilização do telhado verde, apresentando algumas definições e métodos de execução.
1.1 JUSTIFICATIVA
O desenvolvimento deste projeto visa a importância de introduzir cada vez mais a sustentabilidade na construção civil.
Nota-se um déficit em relação às construções sustentáveis em todo território nacional.
Torna-se necessário aprofundar o estudo em pesquisas e projetos, visando conhecer a viabilidade e benefícios da sustentabilidade, proporcionando uma medida comum e acessível para população. A utilização do telhado verde é uma alternativa sustentável que proporciona benefícios ambientais e econômicos.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Avaliar a utilização do telhado verde nas construções civis, apresentando suas definições, métodos de execuções, vantagens e desvantagens.
2.2 Objetivos específicos
* Verificar a estabilidade climática proporcionada pelo telhado verde.
* Identificar as possibilidades de captação e reutilização da agua absorvida pelo telhado verde.
* Apresentar os materiais necessários para a construção do telhado verde.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 Construção sustentável
A sustentabilidade pode ser definida pela capacidade de suprir as necessidades atuais da população humana, utilizando de recursos naturais, sem comprometer as futuras gerações.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a indústria da construção civil é o setor que mais consome recursos naturais e que mais gera resíduos, tendo consequentemente um impacto enorme no meio ambiente. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, são provenientes da construção civil, dados apontados pelo Conselho Internacional da Construção – CIB. “Para se ter uma idéia, o setor consome 2/3 da madeira natural e cerca de 50% dos recursos naturais do planeta, sendo grande parte de recursos não renováveis”, (ANTUNES, 2009).
...