Filosofia E éticametodo E
Trabalho Escolar: Filosofia E éticametodo E. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleidiane04 • 14/3/2015 • 836 Palavras (4 Páginas) • 274 Visualizações
PRÁTICAS E PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Adaptação da Criança à Escola e as Propostas de Atividades dos Eixos de Conhecimento de Mundo
Introdução
A disciplina de Práticas e Projetos na Educação Infantil tem como principal objetivo apresentar possibilidades práticas para o trabalho do professor na escola de Educação Infantil em relação a questões consideradas importantes e que ainda geram dúvidas sobre como encaminhá-las na prática, no dia-a-dia da escola, como:
• a adaptação da criança à escola, as atividades de rotina e as propostas para a aprendizagem - a organização do espaço em cantos temáticos orientados pelos eixos de conhecimento de mundo na facilitação desses processos.
• os projetos como proposta de trabalho construtivista em Educação Infantil, utilizando a alfabetização como recurso de integração dos conteúdos e o papel do professor pesquisador de seu cotidiano.
A começar pelo começo...o ingresso da criança na escola, o momento em que ela precisa separar-se de pessoas que lhe são, normalmente, bastante queridas, para acostumar-se à rotina de uma instituição cheia de horários, regras de convivência, divisão de materiais. São muitas coisas as quais a criança precisa adaptar-se para interagir no grupo e socializar-se.
A adaptação da criança pode ser facilitada se o professor proporcionar atividades que facilitem o conhecimento dos espaços e das pessoas que convivem no ambiente escolar e para conhecer, a criança precisa explorar. A exploração ocorre por meio de jogos e brincadeiras propostas pelo professor e pelo grupo.
Nesse ponto, recorre-se novamente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que já foi estudado em outras disciplinas e, por isso, o objetivo não é revê-lo, mas captar suas propostas de atividades práticas em cada um de seus eixos para tentar ajudar o professor em seu planejamento.
Com a ajuda do RCNEI, a organização do espaço por cantos temáticos pode ser um recurso interessante para a adaptação da criança à escola, pois permite o livre acesso das crianças aos materiais e a possibilidade de explorá-los. Essa organização também objetiva ajudar o professor a conhecer o grupo e captar seus interesses para justificar um projeto e incentivar o exercício da autonomia, identificação de habilidades e limites pela criança.
A observação das crianças nos cantos temáticos ajudam o professor a conhecê-las melhor, suas preferências, fornecendo dados para o encaminhamento de projetos que são apontados como uma forma de trabalho instigante pelas atuais tendências pedagógicas em Educação Infantil. Os cantos podem e devem manter-se dinâmicos e concomitantes aos projetos de trabalho.
A alfabetização é concebida como instrumento integrador nos projetos e como ferramenta de interpretação e apreensão do mundo. A leitura e escrita como elementos de apropriação de informações e de inserção social da criança, bem como a escola tentando dar oportunidades iguais de acesso ao conhecimento de mundo a todas as crianças, minimizando as desigualdades sociais.
Por fim, mas não menos importante, a concepção de professor pesquisador de seu cotidiano. Para tanto é necessário que o profissional levante os problemas que o afligem em sua prática para buscar as possíveis soluções na teoria, buscando sempre o equilíbrio
...