TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Politica Em Maquiavel

Casos: Filosofia Politica Em Maquiavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Maquiavel foi um grande nacionalista lutando pela criação de um estado Italiano unificado e pacificado, liberto das confrontações permanentes e o seu projecto visa avisar e instruir um príncipe munido de força e de uma técnica nova de conquista e manutenção do poder político, baseando-se em dois princípios funadamentais a leitura de coisas antigas e a na sua experiência das coisas vividas por ele durante a sua vida como funcionário do Estado.

Maquiavel é o grande libertador da política e lhe dá o estatuto de ciência, ao delimitar e purificar o objecto e o método da ciência política e basea a sua reflexão no estudo da realidade ao invés de se ater à coisas imaginárias conforme faziam os seus antecessores como Platão, que falava do rei filosofo. contudo ele não se limita em explicar e clarificar os fenómenos políticos, vai mais longe procurando formular certas leis da política baseadas em princípios lógicos do tipo «quando acontece X, acontecerá Y», ou se « se quiser que suceda Y, é necessário praticar X.

Maquiavel sustenta que em política não se usa a moral nem a ética, não se pode fazer juízos morais, porque segundo ele não tem sentido distinguir entre o rei e o tirano: o Princípe é bom ou mau, não em função de critérios éticos, mas em função do êxito político. bom é o princípe capaz de conquistar o poder e de o manter por muitos anos, é mau aquele que não chega a possuir o poder ou que o perde em pouco tempo, portanto, o único critério é o exito político, não importa se os príncipes usam ou não a crueldade: o que conta é se a crueldade foi bem usada e teve êxito, ou foi mal usada e fracassou. para ele o fim justifica os meios, o êxito político desculpa os crimes cometidos prara o atingir, o príncipe deve praticar o bem quando possível e o mal sempre que necessário.

Ao lermos o príncipe de Maquiavel não podemos nos atear a questões morais, pois este não é um livro de ética muito menos de uso religioso, é um livro que nos ajuda a entender o funcionamento da política, através dele podemos entender a acção dos nossos presidentes, que muitas vezes são julgados mas o que tentam fazer é proteger-nos de possíveis golpes e fazem de tudo para manter o poder, pois actualmente verificamos que nos países em que se perdi o poder dificilmente o Estado encontra uma tranquilidade, temos o caso da Líbia, Egipto entre outro Estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com