Filosofia De Maquiavel
Dissertações: Filosofia De Maquiavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NathaliaCP • 17/9/2013 • 441 Palavras (2 Páginas) • 508 Visualizações
Maquiavel em sua filosofia, ao tentar explicar a busca de poder pelo homem, criou alguns conceitos. Como o virtú, qualidade amoral que possui aquele que consegue se adaptar as circunstancias para conquistar seus objetivos. O virtú é uma qualidade dos poucos que possuem poder. Mas alguns acontecimentos não podem ser controlados por aquele que possui virtú. Esses acontecimentos pertencem a fortuna, que pode ser usada ao favor desses poucos. Quando os acontecimentos podem ser controlados pelos que tem virtú, eles pertencem a história.
Observando a vida política de alguns presidentes, percebe-se que esses conceitos se encaixam em sua forma de governo. Um exemplo é o primeiro-ministro inglês Winston Churchill (considerado presidente dentro da monarquia), famoso por ter governado a Inglaterra no período da Segunda Guerra Mundial. Winston soube se adaptar muito bem as diversas situações ao longo de sua carreira; ele era conservador, e passou para os liberais por um período.
Participou também da Primeira Guerra, mas seu marco maior foi ter atuado na Segunda Guerra, onde desde o inicio apresentou uma violenta crítica ao nazismo alemão, rogando diversas vezes ao governo britânico que fossem investidos recursos na militarização, prevendo um possível ataque alemão num futuro próximo e temendo que o Reino Unido não estivesse preparado para resistir. Na ocasião, Churchill foi acusado de belicista, mas muitos estudiosos entendem que o acerto desta previsão foi uma das principais razões que levaram Churchill a ser eleito primeiro-ministro nove meses após a invasão da Polônia por Hitler em setembro de 1939 e consequente declaração de guerra à Alemanha pela Inglaterra em função do tratado de defesa mútua assinado com a Polônia. Esse acontecimento pode ser considerado pertencente a fortuna, pois Churchill o usou a seu favor no combate ao nazismo.
Seus discursos memoráveis, conclamando o povo britânico à resistência e sua crescente aproximação com o então presidente americano Franklin Delano Roosevelt, visando a que os Estados Unidos ingressassem definitivamente na guerra, foram essenciais para o êxito dos Aliados. Esse acontecimento pode ser considerado pertencente a história, pois Winston utilizou de sua memorável oratória para convencer o povo e para firmar alianças politicas.
Percebe-se ainda que um outro exemplo de virtú em Winston foi o fato de ele sempre buscou a paz, mas dentro do contexto da guerra soube guiar a Inglaterra para uma vitória .Winston Churchill foi considerado um dos maiores ingleses vivos em 1953, quando ganhou o Prêmio Nobel de Literatura após escrever suas memórias de guerra. Memórias essas de um homem que ficou à frente do governo britânico durante 10 anos – 1940 à 1945/ 1951 à 1955.
...