TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR

Exames: GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

MEMORIAL 6

GESTÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR

Administrar é fazer um planejamento para organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros visando à realização de objetivos. A empresa capitalista administra pensando no lucro.

A gestão escolar tem por objetivo organizar seu funcionamento possibilitando aos alunos a aquisição do conhecimento tornando-o participativo, crítico e criativo.

Democracia participativa, é quando todos participam, dá sua opinião, suas sugestões, mas com consciência de que existem leis e normas que devem ser cumpridas, para construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para que a sociedade seja organizada devemos exigir nossos direitos legais sem deixar de cumprir com nossos deveres de cidadãos. Para isso na escola é necessário saber as leis que compõe a LDB.

A democracia nos permitiu grandes conquistas, através de movimentos organizados, conscientes dos direitos e deveres do cidadão.

A escola pública tem como função social formar o cidadão, através do conhecimento, atitudes e valores, a ser solidário, crítico, ético e participativo.

A escola para ter um bom andamento, precisa ter um gestor competente para conduzir os trabalhos com eficiência e justiça, onde todos se sintam bem, realizando um trabalho de qualidade. Precisa ter conhecimento do trabalho para efetuar um planejamento das atividades e uma distribuição igualitária das tarefas.

Na gestão democrática é fundamental a participação da comunidade escolar: pais, alunos, funcionários, professores e direção, na tomada de decisões e planejamentos dos trabalhos, onde todos devem ser sabedores das leis que regem a educação.

Segundo Anísio Teixeira a escola era como um clube fechado onde os professores recusavam o diálogo com os pais de alunos por entenderem que a presença deles na escola servia para tumultuar os trabalhos sem nada de positivo para contribuir no auxílio do trabalho pedagógico.

Este distanciamento entre escola e ambiente vem sendo rompido por um novo paradigma e entender o relacionamento entre escola e comunidade, pois e na sociedade que provem as ideias no sentido ao trabalho realizado pelas escolas por meio de programas atuais com desenvolvimento de um projeto de relações com a comunidade a utilização dos recursos do conselho de Escola e o incremento das atividades da Associação de Pais e Mestre (APM).

A escola é organizada com a finalidade de atingir certos objetivos, os quais dão sentido à organização escolar e orientam consequentemente a tomada de decisões, portanto, quem quer que se proponha a trabalhar em uma escola precisa procurar informar-se sobre seus objetivos e, na mediada do possível dar sua própria contribuição para o aperfeiçoamento dos mesmos.

Em pesquisa realizada com os funcionários da Escola Estadual Antônio Soares da Cruz em relato a atual diretora Adilce de Jesus Cardoso com a formação 3º Grau Licenciatura em História, Pós em Psicopedagogia Institucional, relatou que o processo de escolha do diretor foi eleição direta, sendo mais ou menos 300 pessoas que votaram em um processo democrático, realizado em 1991. A última diretora foi Terezinha de Jesus Veloso Leal.

Sobre a área administrativa e financeira os funcionários Wellem Geraldo e Geralda Tavares da Silva relataram que o sistema responsável por administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros da escola é a 22ª SRE-Montes Claros, são 50 professores docentes sendo 2 professores de Apoio e 1 de Línguas de Sinais Libras, 10 serviçais, 05 auxiliares de secretaria e 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com