Gestão Em Administração Pública
Ensaios: Gestão Em Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaiasandre • 26/2/2014 • 868 Palavras (4 Páginas) • 1.124 Visualizações
DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
01- Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.
Cooperação “consiste na capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum.” (Pag. 05). Competição “é uma forma de interação social que compreende (...) procedimentos de disputa (...)” (Pag. 06).
Na minha profissão de “socorrista” a cooperação pode ser percebida nas ações sinérgicas para obtenção do sucesso no socorro: o salvamento. Em um acidente de transito, por exemplo, um militar sinaliza a pista, outros estabelecem uma linha de mangueira contra incêndio preventiva, outra equipe desencarcera a vítima e outra realiza o atendimento médico. Lógico que tudo isso pode se dar de forma concomitante.
Acredito que como exemplo de competição posso citar os concursos internos de graduação, onde são realizados provas escritas, testes físicos, etc. Disputa-se a promoção entre os pares pelas regras estabelecidas pelo sistema.
02 - O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?
As ações não podem ser consideradas como “políticas públicas”, pois “políticas públicas são “públicas””. (Pag.10). Políticas públicas e atividades coletivas são coisas distintas, pois para ações e decisões das primeiras revestem-se “do poder extroverso e da autoridade soberana do Estado (...)” (Pag.11), consistindo em uma política pública, embasada em lei e abrangendo toda a coletividade. Essa ação dos bancos trata-se de uma ação privada de interesse coletivo, pois agem orientadas por critérios subjetivos por vezes no intuito de melhorar sua imagem frente ao mercado.
04 - Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.
Dizemos que ocorre demanda quando “indivíduos ou grupos” atuam na afetação do conteúdo da política pública (Pag. 21), reivindicando bens e serviços (saúde, educação, segurança pública, etc.). O apoio é o ato “vinculado a cada demanda ou política específica” (Pag.22). Posso citar, na área da política de saúde, como exemplo de “withinput de demanda” o fechamento de várias empresas de planos de saúde (previsto para ocorrer pelos próximos dias) e como “withinput de apoio” a implantação do cartão do SUS, onde cada paciente deve ser atendido no município onde está cadastrado.
A diferença entre "input" e "withinput" é que no primeiro a alimentação do sistema se origina de fatores externos ou agentes externos. Para o segundo essa alimentação ocorre por fatores ou agentes internos.
A ação do Estado é um withinput que visa atender a demanda gerada pelo excesso de ações dos usuários, junto ao judiciário, contra as empresas de planos de saúde, corrigindo a falha existente. Estabelece critérios mais rigorosos, impedindo a entrada de empresas “defeituosas” propiciando um melhor atendimento. Como “withinput de apoio o exemplo citado é uma ação por agente interno visando uma melhor adequação da aplicação das verbas destinadas a saúde, uma “demanda ou política específica”.
05 - Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.
Um exemplo de output da política de educação é a “implantação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)” cujo objetivo principal seria avaliar o desempenho escolar
...