Homem E Sociedade
Casos: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brujato • 10/4/2014 • 3.406 Palavras (14 Páginas) • 1.054 Visualizações
Exercício 1:
Encontramos diversas teorias sobre origem humana. Entre elas, encontramos a teoria elaborada por Charles Darwin. Esta teoria explica que:
A - A) A criação da vida é atribuída a um “ser criador”, a algo externo e superior a toda a vida existente.
B - A) A teoria elaborada por Darwin recebe o nome de Criacionismo.
C - A) De acordo com esta teoria, Nossos ancestrais foram lentamente se transformando em humanos, e essa espécie que somos agora, foi aos poucos sofrendo pequenas transformações que ao longo de milhões de anos nos diferenciaram totalmente de qualquer ancestral símio.
D - A teoria da seleção natural desconsidera a importância da cultura em nossa evolução
E - A) Para Charles Darwin, a sobrevivência e evolução da espécie não depende da necessidade de adaptação ao meio.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C - Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da seleção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais
Exercício 2:
Verifique as afirmações abaixo:
I) De acordo com Geertz, a cultura é produto do humano, mas o humano é também produto da cultura.
II) De acordo com o determinismo geográfico, a herança genética é a responsável pelo comportamento diferenciado do ser humano dentro de cada cultura.
III) De acordo com o determinismo biológico, a ecologia (o meio ambiente) no qual uma população se desenvolve, também seria um fator DETERMINANTE para a cultura ali desenvolvida
De acordo com as afirmações acima, assinale corretamente:
A - A) Apenas a alternativa I está correta
B - A) Apenas a alternativa III está correta
C - A) Apenas a alternativa II está correta
D - A) Nenhuma das alternativas acima está correta
E - A) As três afirmações acima estão corretas
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
D - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.
E - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.
C - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.
B - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.
A - Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o determinismo biológico como o determinismo geográfico são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado endoculturação.
Exercício 3:
“No início da história humana, nossos ancestrais eram muito semelhantes a um macaco. Tinham mais pelos pelo corpo, o cérebro era menor e a mandíbula maior. A postura não era totalmente ereta, e as mãos não tinham muita habilidade, pois o polegar ficava mais próximo dos outros dedos. O tamanho do cérebro foi aumentando muito devagar, como também a postura ereta surgiu gradualmente,
...