TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IND. SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

Ensaios: IND. SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

COORDENAÇÃO GERAL EAD/NEAD/UESPI

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: IND. SOCIOECONÔMICOS NA GESTÃO PÚBLICA

PROFESSOR: KERLE DANTAS

TUTOR A DISTÂNCIA: CLÉCIO MOREIRA LOPES

TUTORA PRESENCIAL: GLEIDSIANY FRANCISCA MENDES PEREIRA

ATIVIDADE: RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PAG.53 E PAG. 86

ALUNOS: MARCOS AURÉLIO DE MACÊDO PRAÇA

SANDRA VALÉRIA MEDEIROS DE OLIVEIRA

RODRIGO COUTINHO DA SILVA CARVALHO

MIRACI COSTA DE MIRANDA PINHEIRO

RAFAEL PEREIRA LIMA

MARCELO SILVA DE SOUSA

ATIVIDADE DA PÁGINA 53

RESPOSTAS

1. I - Publicações selecionadas:

Informativo portal 180 graus, dezembro de 2013 – circulação estadual, sobre pesquisa eleitoral; reportagem jornal o Globo abril 2014 – circulação nacional; reportagem portal R7, janeiro 2014 circulação nacional sobre a taxa de desemprego atual e em 2013;

II – .IDEB - índice de desenvolvimento da educação básica;

.índice oficial de desemprego

.PIB – produto interno bruto

.IDH – índice de desenvolvimento humano

III – educação: IDEB

economia: PIB, IDH

saúde: IDH

IV – As pesquisas são a PNAD – pesquisa nacional por amostra de domicílios e a PME – pesquisa mensal de emprego ambas realizadas pelo IBGE – instituto brasileiro de geografia e estatística; pesquisa eleitoral para governo do estado do Piauí realizada em dezembro de 2013 pelo instituto de pesquisa BRVOX;

V - Sim, as fotos usadas representam e ampliam a situação descrita e é possível fazer a conexão entre as fotos e o nível dos indicadores citados.

2. O Estado de Bem-Estar social também conhecido por sua denominação em inglês Welfare State os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante um padrão mínimo de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.

O Estado de Bem-Estar Social tal como fio definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento esta intimamente relacionada ao processo de industrialização e aos problemas sociais gerados a partir dele. A grã Bretanha foi um pais que se destacou na construção do Estado de Bem-Estar Social com a aprovação em 1942 de uma serie de providencias nas áreas de saúde e escolarização. Nas décadas seguintes outros países seguiram essa mesma direção.

Ocorreu também uma virtuosa ampliação dos serviços assistenciais publico, abarcando as áreas de renda, habitação e previdência social entre outras. Paralelamente a prestação de serviços sociais, o Estado de Bem-Estar Social passou a intervir fortemente na área econômica de modo a regulamentar praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais junto com a diminuição das desigualdades sociais. Os direitos sociais surgiram, por sua vez, para assegurar que as desigualdades das classes sociais não comprometam o exercício pleno dos direitos civis políticos. Assim o reformismo do Estado de Bem-Estar Social tornou possível compatibilizar capitalismo e democracia. No âmbito do Estado de Bem-Estar Social, o conflito de classe não desapareceu, mais se institucionalizou. A extensão dos direitos políticos e o sufrágio universal possibilitou canalizar os conflitos de classe para as instituições politicas, transformando demandas sociais em direitos.

O PIB - É um dos indicadores mais utilizados na microeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

3. Indicador: Taxa de violência familiar contra os jovens;

Os jovens ficam muito vulneráveis em relação à violência familiar, pois na maioria das vezes os agressores são os próprios pais. Esse indicador vai analisar os casos de violência cometida aos jovens pelos seus familiares. Sendo esse o retrato da realidade das periferias das grandes e pequenas cidades que são pouco beneficiadas pelas politicas públicas. O que proporciona certa vulnerabilidade social desses jovens.

Indicador: Taxa de renda das famílias mais carente;

No Brasil, por possuir dimensões continentais existem ainda muitas famílias que vivem abaixo da linha de pobreza, essas famílias passam por muitas dificuldades, sendo que em sua maioria não possuem renda fixas e não são beneficiadas com programas sociais do governo, por exemplo, o Bolsa - Família. Esse indicador vai avaliar a taxa de renda das famílias mais carente do país. Sendo esse o retrato da realidade dos municípios mais pobre do país.

4. Juventude e Drogas:

Por que o jovem precisa usar drogas para se divertir?

Os alunos serão motivados a pesquisar os hábitos de amigos, familiares, vizinhos e da comunidade local, no que tange ao tema. Pergunta norteadora: “o que fazem por lazer nas horas vagas?”

Após a enquete, organizaremos grupos para a construção do “Jornal da escola”, ou aceitaremos sugestões os alunos e / ou professores.

Justificativa:

O crescente número de adolescentes e jovens que fazem uso exagerado do uso de drogas na sociedade e na comunidade escolar. Segundo os indicadores sociais a cada dia aumento exageradamente todo tipo de violência urbana principalmente contra jovens em todas as camadas da sociedade devido ao trafico e uso de drogas.

1. OBJETIVO GERAL:

Diminuir o índice de violência familiar e comunitária causada por jovens dependentes do uso de drogas.

2. OBJETIVOS:

☺ Organizar e aplicar um programa de estudos sobre drogas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com