Importancia Do Profissional Acadêmico
Seminário: Importancia Do Profissional Acadêmico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mconte • 1/7/2014 • Seminário • 428 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Na análise realizada percebe-se que a importância dos dissentes, profissionais atuais e futuros no que tange à comunidade universitária é de extrema relevância, tendo em vista, que é nas Instituições de Ensino Superior, que a maioria dos profissionais são formados.
Na margem que trata a academia de direito em todo o mundo, uma formação das mais antigas e socialmente, importantes, de uma forma geral, é que se percebe a relação com o direito e a formação social, econômica e política das nações. Onde, sem a lei, em sua aplicação, criação e controle não alcançaríamos um ambiente saudável à nenhum ser humano.
Prova disso é que o direito circunda todos os assuntos, “tribos”, enfim, todas as relações interpessoais e animais, botânicos... Nada acontece sem que o direito não esteja envolvido para organizar tais interligações. O maior exemplo disso, que está em extensa amplitude, após muito se buscar a aplicação jurídica, é o que versa sobre os assuntos ambientais. O direito, para defender o meio ambiente, interfere até mesmo na vida dos cidadãos internacionalmente.
O acadêmico de direito e o profissional, já qualificado, são imprescindíveis ao convívio social, pois, o mesmo, na maioria, tem por natureza, a luta pelos direitos de todos, ou de um pequeno grupo social(ou de outras denominações que a modernidade permite trazer em cena).
O crescente fenômeno da globalização, chega para coligar todos os continentes de uma forma que as profissões estão se unificando, em razão disso o direito está cada vez mais semelhante nas diversas nações. Pois, os povos e as gentes se tornam ainda mais próximos.
2
Como afirma Bauman¹:
No mundo que habitamos, a distância não parece importar muito. As vezes parece que só existe para ser anulada, como se o espaço não passasse de um convite contínuo a ser desrespeitado, refutado, negado. O espaço deixou de ser obstáculo – basta uma fração de segundo para conquistá-lo.
Por fim, cabe dizer que os juristas, de formação ou de coração e mente, são o cerne da sociedade. Claro que os médicos, dão e salvam vidas, os policiais protegem, os professores educam e cada profissão, tem sua particularidade. Mas, o jurista é quem cuida, organiza, governa todas as profissões. Não é a lei e a justiça por si só. Mas, sem ela, nenhum outro ofício encontraria seu comandante para o exercício social.
“É com auxílio desses servidores fiéis que submeto a meu império tudo o que existe no universo; é através deles que governo os que gvernam o mundo. Disse Erasmo, inspiradamente sobre os que loucamente amam suas funções. Nesse caso, como futuros juristas, aplicadores, educadores ou agentes da lei, que servimo-nos deste dito.
...