Importancia Do Profissional De Serviço Social Na Adoçã
Ensaios: Importancia Do Profissional De Serviço Social Na Adoçã. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellybrandao20 • 1/5/2013 • 406 Palavras (2 Páginas) • 849 Visualizações
1. TEMA
Processo de adoção infantil
2. DELIMITAÇÃO
A Intervenção Profissional do Assistente Social no Processo de Adoção Infantil no Brasil.
3. PROBLEMA
Quais as Intervenções profissionais do Assistente Social no âmbito do processo de adoção infantil, para deferir o melhor critério para o deferimento da colocação em família substituta?
4. HIPÓTESE
Na adoção o melhor critério á ser levado em consideração para colocação em família substituta é o interesse do menor. Essa diretriz se expressa no princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, trazido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Não um mecanismo de satisfação de interesses dos adultos. Trata-se sempre, de encontrar uma família adequada a uma determinada criança, e não a busca de uma criança para aqueles que querem adotar.
5. JUSTIFICATIVA
Hodiernamente, a justiça mediante o processo de adoção apresenta uma avaliação mais adequada e especializada á esta ação, onde requer a atuação do profissional de Serviço Social, para auxiliar no encaminhamento da questão enfrentada, sendo nesta perspectiva que se torna necessário entender quais as intervenções realizadas pelo Assistente Social no processo de adoção.
É de extrema relevância elabora um projeto com este tema, pois, irá relatar a importância deste ato de adoção e como as intervenções sociais são indispensáveis neste processo para que pais e filhos possam sair felizes com o resultado da adoção. As intervenções sociais no processo de adoção são importantes, pois estarão analisando e investigando o lar onde a criança irá viver de forma definitiva e irrevogável.
6. OBJETIVOS
6.1 GERAL
Analisar as intervenções da pratica profissional do Serviço Social no âmbito do processo de adoção infantil.
6.2 ESPECIFICOS
• Verificar as condições sociais e psicológicas dos requerentes para assumirem a adoção.
• Identificar como acontece o processo de adoção a partir do estudo da equipe multiprofissional.
• Desvendar a contribuição do Assistente Social no processo de adoção.
7. CATEGORIA:
Prática profissional; Infância; Família.
8. METODOLOGIA
• Classificação:
Será de abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográficas que tem o objetivo exploratório de pesquisar de dados para essa metodologia.
• Lócus da Pesquisa:
Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJ Cível) - Térreo - Fórum Henoch Reis
• Universo/amostra:
Dados secundários, coletados em pesquisas
...