Japão - História e detalhes de uma nação
Por: Breno Rudsen • 24/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 261 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL DÁRIA VIANA DE QUEIROZ
CEDVQ
André Silva
Franciele Chagas
Rafaela Pereira
JAPÃO
Barra do Choça – BA,
2016
Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz
Data: 24/10/2016
Série: 2º Ano Turma: A Turno: Matutino
Disciplina: Geografia
Tema:
JAPÃO
Barra do Choça – Bahia,
2016
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir abordará os seguintes aspectos: históricos, geográficos, econômicos do Japão e algumas curiosidades do país que será apresentado através de imagens gráficos, mapa e tabelas.
JAPÃO
Japão é um país da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no Norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul.[pic 1]
O país é um arquipélago de 6.852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes.[pic 2]
Suas cidades mais importantes são Tóquio, Osaka, Yokohama, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe.
HISTÓRIA DO JAPÃO
A primeira presença humana neste arquipélago é de 35.000 a.C., quando povos chegaram às ilhas vindos do continente através de istmos. As primeiras ferramentas japonesas de pedra lascada datam dessa época, e as de pedra polida datam de 30 000 a.C., as mais antigas do mundo. Entre 250 a.C. e 250 d.C. a cultura Yayoi substituiu a anterior e trouxe consigo a agricultura, metalurgia, bronze e espelho. O Japão foi unificado pela primeira vez no século VI pelo povo Yamato. Após a morte do imperador Shotoku em 622, o Imperador Kōtoku deu início à uma reforma que criaria um estado com poderes concentrados nas mãos de um imperador rodeado por uma burocracia.[pic 3]
Depois de um tempo, houveram disputas entre os clãs Taira no Kiyomori e Minamoto e no Yoritomo com a ascensão de Minamoto. Este estabeleceria o governo do xogunato em Kamakura. Depois, o governo Kamakura foi exercido por samurais que prometiam levar a paz.[pic 4]
Hideyoshi continuou o governo. Após Hideyoshi morrer, Tokugawa aumentou seu privilégio e depois tomou o governo. A comunidade cristã no país tinha ascendido cerca de 150 mil cristãos no Japão e 200 igrejas. Tokugawa expulsou os portugueses e restantes estrangeiros, dando início à perseguição dos católicos no país.
Esta política deixou a nação isolada até à chegada de navios da Marinha dos Estados exigindo a abertura do país ao comércio estrangeiro. No século XX houve um breve período chamado "democracia Taishō" ofuscada pela ascensão do expansionismo e da militarização do país.
O Japão atacou a base naval de Pearl Harbor e declarou guerra aos Estados Unidos, Reino Unido e Países Baixos. Este ato fez com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial e estes três países declararam guerra ao Japão. O Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente, foi convocado pelos aliados (em 3 de maio de 1946) para processar alguns líderes japoneses por crimes de guerra.
Internamente, após o fim da Segunda Guerra, o país passou por décadas de recuperação e afirmação: teve um crescimento econômico espetacular até se tornar a segunda maior economia do mundo.
RESTAURAÇÃO MEIJI
A Revolução Meiji se originou do movimento de resistência contra a expansão econômica e militar das potências ocidentais, simbolizada pela chegada dos barcos negros no século XV. Desde a Guerra do Ópio, em meio a uma onda de imperialismo na Europa e na América com a Ásia Oriental, o meio escolhido pelo recém-formado governo Tokugawa para manter o novo quadro político foi o isolamento. [pic 5]
Iniciou-se um período de guerra civil, conhecido como Guerra Boshin, com a batalha de Toba Fushimi na qual um exército liderado pelas forças de Choshu e Satsuma derrotaram o exército e forçaram o Imperador a despir Yoshinobu de qualquer poder que lhe restava.
A Restauração Meiji acelerou a industrialização no Japão. A oligarquia Meiji, que formou o governo sob a autoridade do imperador introduziu medidas para consolidar o seu poder contra os remanescentes do governo do período Edo, o xogunato, daimyo e a classe samurai.
ECONOMIA
A economia do Japão é a terceira maior do mundo por PIB nominal, a quarta maior em paridade do poder de compra e é o segundo maior país desenvolvido do mundo. O PIB per capita do país era de US$ 36 899. O Japão é um membro do G-8.
O Japão é o terceiro maior produtor de automóveis do mundo, possui as maiores indústrias de bens eletrônicos e frequentemente é considerado um dos países mais inovadores do mundo. A indústria manufatureira no Japão atualmente foca em bens de alta tecnologia e de precisão, tais como instrumentos óticos, veículos híbridos e robótica. Além da região de Kanto, a região de Kansai é um dos centros industriais líderes e o centro das indústrias manufatureiras da economia japonesa.[pic 6]
[pic 7]
INDÚSTRIA
A indústria manufatureira japonesa é muito diversificada, com uma variedade de indústrias avançadas que atingem um grande sucesso.
O Japão é um país de desenvolvimento tecnológico avançado em vários setores, tais como eletrônicos, indústria automotiva, indústria de semicondutores, fibra ótica, optoeletrônica, disco ótico, faz e fotocópia, e processos de fermentação de alimentos e bioquímica.
O Japão é o terceiro maior produtor de automóveis do mundo. A Toyota é atualmente o maior produtor do mundo e as construtoras de carros japonesas Nissan, Honda, Suzuki e Mazda também estão entre as maiores do mundo.
...