Mercado Financeiro
Resenha: Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazipessoa • 4/10/2014 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Mercado financeiro prevê menos crescimento e mais inflação em 2014
Na 15ª queda seguida, previsão de alta do PIB deste ano recua para 0,48%.
Expectativa do mercado para a inflação de 2014 sobe de 6,27% para 6,29%.
Os economistas do mercado financeiro revisaram para baixo novamente, na semana passada, sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, ao mesmo tempo em que elevaram sua expectativa de inflação para 2014.
Segundo o relatório de mercado divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (8/09/14), que é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na semana passada, a previsão dos analistas para o crescimento da economia brasileira neste ano recuou de 0,52% para 0,48%. Foi a 15ª queda seguida deste indicador.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia. No fim do mês passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a economia brasileira teve retração de 0,6% no segundo trimestre deste ano e que estaria em "recessão técnica", que se caracteriza por dois trimestres seguidos de PIB negativo.
Para 2015, a previsão do mercado para a expansão do PIB permaneceu em 1,1%. Na proposta de orçamento do próximo ano, divulgada no fim de agosto, o governo manteve a projeção de alta de 3% para o PIB do ano que vem.
Inflação e juros
A expectativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do pais, subiu de 6,27% para 6,29% para este ano. Para 2015, a previsão ficou estável em 6,29%.
RESENHA
A pesquisa realizada com os economistas comprova que o PIB (Produto Interno Bruto) teve mais um recuo em sua previsão de alta, e a expectativa do mercado é que a inflação de 2014 sobe de 6,27% para 6,29%.
A taxa de inflação é considerada alta quando está acima de 6% ao ano. A inflação alta é muito prejudicial para o País, sabemos que quando alta ou fora de controle, pode gerar diversas distorções econômicas.
Um dos problemas da inflação alta é que pode gerar a desvalorização da moeda do País, e como a maioria dos consumidores não tem reajustes constantes, não conseguem comprar os produtos com o mesmo valor usado no mês anterior, pois os produtos sofrem reajustes constantes. Outras consequências são a diminuição dos investimentos no setor produtivo, aumento do desemprego.
Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/economia
http://g1.globo.com/economia
http://veja.abril.com.br/economia/
Alexandro Martello - Do G1, em Brasília
...