Museu imperial
Tese: Museu imperial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaclara1234 • 23/10/2013 • Tese • 739 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
Introdução .:
Neste trabalho irei falar dos momentos que Getúlio Vargas teve em Petrópolis ,
desde uma "simples" hospedagem de verão , até a fundação do Museu Imperial
que até então era o Palácio Imperial , Getúlio criou também o Mausoléu dos imperadores ,
dizem que Vargas foi o presidente que mais se preocupou com nossa cidade ,
e foi um dos mais queridos pelo povo Petropolitano.
Enfim , tentarei explicar em detalhes esses pontos ..
Desenvolvimento .
Verões de Getúlio em Petrópolis.:
Assim que Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil foi convidado a se hospedar no palácio Rio Negro em Petrópolis , Getúlio disse que iria visitar a cidade em fevereiro do mesmo ano , mas por motivos maiores só pode vir em Março , daí em diante enquanto manteve o posto de presidente, Getúlio teve presença garantida nos verões em Petrópolis .
Antes de março , em Janeiro do mesmo ano Getúlio fez uma visita a Petrópolis , um domingo , nove dias depois de ter recebido no catete o até então prefeito da cidade Yedo Fiúza. Neste dia Vargas escreveu em seu diário o seguinte trecho : “Pela manhã despachei volumoso expediente. À tarde, em companhia do Ministro do Exterior e famílias, visitei Petrópolis, tomamos um chá no Hotel Independência e fomos ver o Palácio Rio Negro. Temperatura agradável, quase fria”.
A primeira temporada de Getúlio Vargas em Petrópolis começou no dia 16 de março de 1931 e terminou após 36 dias , um dia após Vargas deixar Petrópolis ele completou 48 anos de idade e comentou de uma forma discreta em seu diário para festejar a data : “Sendo dia do meu aniversário não quis incomodar ninguém com visitas de consideração pessoal ou dever de cortesia e, ausentei-me com o prefeito Fiúza e algumas outras pessoas. Fomos almoçar em Areal em casa do dr. Domingos da Veiga Soares. Também visitei a fazenda do sr. Médici e fui até as pontes de Alberto Torres e Piabanha que servem à estrada de rodagem União e Indústria. Regressei quase às 7 da noite. Encontrei poucas visitas, alguns presentes e felicitações. Os jornais do Rio assinalaram com muita simpatia o meu aniversário”.
Os verões de Getúlio Vargas em petrópolis , mesmo não sendo própriamente uma temporada de férias , já que o governo federal continuava a funcionar no palácio Rio Negro , mantendo as audiências , despachos e reuniões , também proporcionava a Getúlio momentos de calma como passear pelas ruas da cidade e arredores e compromissos sociais .
Momentos Marcantes de Getúlio na cidade.:
Dizem que Getúlio Vargas foi o Presidente que mais se interessou por Petrópolis , muitos tiveram a honra de ver e ainda guardam a lembrança de Getúlio Vargas caminhando pelas ruas de Petrópolis com as mãos cruzadas para trás . Graças a ele hoje temos o Museu Imperial e o Mausoléu dos Imperadores . Na visão de José Luiz Alquéres Getúlio Vargas em Petrópolis repete a época Imperial, pela concentração e continuidade do poder
...